Unhas fracas e quebradiças: dicas para acabar com esse problema

Compartilhe com seus amigos!

Unhas fracas e quebradiças podem ser causadas por diversos fatores, desde os mais simples até os mais complicados.
É importante ficar atenta a esse problema, pois além de causar danos a auto-estima, pode um ser indicativo que alguma coisa não vai tão bem com a sua saúde.

No entanto, acabar com as unhas fracas não é tão complicado. Confira as dicas reunidas nesse artigo para ter unhas fortes e mais bonitas!

Principais causas das unhas fracas

acabar com unhas fracas

Se você sofre com unhas fracas e que descamam com facilidade, talvez esteja com deficiência de algum nutriente responsável por fortalecer essa extensão da pele.

A falta de vitamina D, por exemplo, impede que o cálcio seja absorvido corretamente pela corrente sanguínea. Assim, o corpo precisa buscar o nutriente em outro lugar, como as unhas, resultando em fragilidade. E se você está se perguntando porque o cálcio é importante, saiba que além de fortalecer os ossos, ele também fortalece as unhas e acelera o crescimento das mesmas.

Algumas vitaminas do complexo B, como o ácido pantotênico (vitamina B5) e a biotina (vitamina B7) são essenciais para a saúde das unhas. A vitamina B5 é responsável por dar brilho e resistência às unhas, evitando descamações. Já a vitamina B7 auxilia na produção de queratina, que dá firmeza e ajuda na formação das unhas.

Uma proteína que está diretamente ligada as unhas é o colágeno. Esse nutriente é capaz de auxiliar no crescimento, evitar a quebra e melhorar a aparência das unhas: reduz manchas e ondulações. Entretanto, a sua falta traz problemas que afetam não só a manicure, mas também cabelos e peles.

Além da falta de nutrientes, as unhas fracas podem ser um indício de problemas renais e até mesmo cardíacos. Quando a fragilidade é acompanhada de mudanças na coloração, o recomendado é buscar ajuda de um dermatologista.
Existem ainda outras causas que podem levar ao enfraquecimento:

  1. Roer unhas: esse hábito é extremamente prejudicial, pois além de levar bactérias para a boca, traumatiza a estrutura da unhas e facilita a quebra;
  2. Anemia: a anemia diminui a quantidade de oxigênio recebida pelos tecidos do corpo, como as unhas. Isso faz com que elas quebrem mais facilmente, pois não recebem oxigênio suficiente;
  3. Disfunções tireoidianas: a tireoide é responsável por regular os hormônios e quando essa glândula não funciona corretamente, pode trazer problemas para as unhas;
  4. Uso excessivo de produtos de limpeza: o contato frequente com produtos de limpeza pode danificar e fragilizar as unhas já que eles contêm ingredientes muitas vezes abrasivos e corrosivos. O ideal é sempre utilizar luvas ao limpar a casa;
  5. Gravidez: a gestação mexe com todos os hormônios e essas mudanças no organismo podem afetar as unhas, deixando-as moles e fracas. Se esse for o seu caso, consulte o obstetra e a ginecologista para verificar qual a melhor forma de tratar o problema.

Unhas fracas: o que fazer para resolver?

unhas vermelhas

Quando não está associada a nenhum problema mais sério de saúde, as unhas fracas podem ser tratadas com algumas soluções simples e até mesmo caseiras.

O primeiro passo é investir em uma boa alimentação, que possa ajudar a repor as vitaminas e nutrientes citados anteriormente. Por isso, inclua nas refeições do dia a dia:

  • Oleaginosas;
  • Vegetais verde-escuros;
  • Laranja;
  • Fígado;
  • Batata doce;
  • Morango;
  • Peixes, especialmente os de água salgada;
  • Ovos;
  • Frango;
  • Quinoa;
  • Tomates.

Se mesmo modificando os seus hábitos alimentares, você não conseguir obter os níveis necessários de cada proteína, é necessário partir para a suplementação.

Existem diversos nutricosméticos no mercado que podem funcionar, mas a nossa dica é que você procure por fórmulas mais completas, que tenham seus efeitos comprovados através de estudos. Dessa forma é possível repor as vitaminas e proteínas que as suas unhas precisam de um jeito mais simples.

O Bioplus é uma das melhores opções do mercado, pois atende a todos esses requisitos. Sua composição traz ainda o colágeno verisol da Gelita, que traz benefícios não só para as unhas fracas, mas também para a pele e cabelos.

Além de fortalecer as unhas de dentro para fora, através da alimentação e do uso de suplementos, você também pode tratá-las por fora.

Para isso, utilize esmaltes hipoalergênicos e bases fortalecedoras. Existem diversas bases nacionais e internacionais que contam com ingredientes que nutrem as unhas e evitam que elas quebrem.

Você ainda pode potencializar os efeitos utilizando o óleo de rícino sob as unhas fracas todos os dias por pelo menos uma hora. O óleo de rícino fortalece as unhas e ainda colabora para que elas cresçam mais rápido.

Outras dicas para combater as unhas fracas

base para unhas

Se você é apaixonada por esmaltes, saiba que o excesso de esmaltes também pode prejudicar e deixar as unhas fracas. Ao contrário do que se pensa, as unhas não respiram, mas o intervalo entre esmaltes permite que o ressecamento causado pela esmaltação não as fragilize.

O uso de acetona, assim como de produtos de limpeza, torna as unhas mais fracas porque remove a camada de proteção e aumenta o ressecamento, o principal responsável por deixá-las descamadas e quebradiças. Por esse motivo, utilize sempre removedores de esmalte sem acetona.

Utilize também hidratantes nas mãos, cutículas e unhas, a fim de aumentar a hidratação e deixar as unhas mais fortes, bonitas e brilhosas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas possam ter unhas fortes e saudáveis!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!