O mercado está repleto de opções de hidratantes faciais, alguns caros, outros bons e baratos e das mais variadas marcas. No entanto, poucas pessoas sabem que os hidratantes faciais vão além dos cremes e que vale muito a pena investir nesses produtos.
Sim, existem outras formas de promover a hidratação para a pele do rosto além da aplicação de produtos tópicos. Nesse caso, os efeitos acontecem de dentro para fora e são mais duradouros.
Mas, antes de contar quais são essas formas, vamos entender melhor o porquê da pele precisar de hidratação, como potencializar e complementar os benefícios dos cremes hidratantes e mais dicas para ter a pele do rosto mais bonita.
O que são os hidratantes faciais?
Os hidratantes faciais são produtos que promovem a hidratação da pele do rosto e cessam o ressecamento causado por diversos fatores.
O uso de hidratantes faciais, que sempre foram indicados não só para a beleza, mas para a saúde da face, se tornou mais comum com a febre da rotina coreana.
A rotina coreana fez com que as pessoas passassem a se preocupar mais com esses tipos de cuidados e a pesquisar mais sobre os tipos de hidratantes faciais indicados para cada pele e necessidade.
Tipos de pele
Existem vários tipos de pele e isso é fator primordial na hora de comprar hidratantes faciais. Conheça os 5 principais:
- Pele normal: é o tipo de pele que produz oleosidade na medida certa, possui poros pouco aparentes e textura agradável ao toque, sem apresentar sebo ou ressecamento;
- Pele oleosa: tipo de pele que produz sebo em excesso, apresenta poros dilatados e maior tendência para aparecimento de espinhas e cravos. É mais frequente na adolescência, mas pode prosseguir para a vida adulta;
- Pele mista: a pele mista é uma mistura, como o próprio nome diz. O rosto costuma apresentar oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e outras partes que variam entre seca e normal;
- Pele seca: esse tipo de pele possui glândulas sebáceas menores ou com capacidade menor de produção de óleo. Uma pele seca não é o mesmo que uma pele ressecada, pois o ressecamento está ligado a falta de água e não de óleo;
- Pele sensível: a pele sensível é mais frágil e fina que as demais. É mais propícia a apresentar alergias, coceiras e problemas como a rosácea.
Conhecer o seu tipo de pele impede que você escolha erroneamente o seu hidratante facial. Afinal, existem várias texturas: creme, gel e sérum, cada uma delas com propriedades e níveis de absorção diferentes.
Uma pele sensível, por exemplo, não tem a mesma resposta a ácidos e produtos mais abrasivos que uma pele normal.
Além disso, as fórmulas dos produtos são desenvolvidas para tratar questões específicas de cada tipo de pele. Nem tudo que está na prateleira da farmácia e da perfumaria pode fazer bem para o seu rosto.
Alguns mitos também são quebrados quando conhecemos melhor os tipos de pele, como a falácia de que pele oleosa não precisa de hidratação ou que pele seca é o mesmo que pele ressecada.
Por que a pele precisa de hidratação?
Quanto mais o tempo passa, mais o nosso corpo mostra os sinais da idade e um deles é a pele ressecada. A medida que envelhecemos, o corpo se torna incapaz de reter a água na pele na mesma proporção que na juventude.
Um dos principais fatores que causam essa perda de água é o baixo nível de ácido hialurônico no organismo. Esse hidratante natural é produzido em abundância pelo corpo até os 25 anos, mas depois precisa de estímulo para continuar exercendo as suas funções.
Não é à toa que diversos hidratantes faciais de ação tópica contam com essa substância. Mas a verdade é que a melhor forma de recuperar essa hidratação é com suplementação de ácido hialurônico.
Os nutricosmésticos assumem, então, o papel de hidratantes faciais também. O consumo, em doses adequadas de suplementos de ácido hialurônico e até mesmo de colágeno, promove a hidratação de dentro para fora, garantindo uma pele mais viçosa, saudável e jovem por mais tempo.
Como você pode ver, ter uma pele saudável vai além da aplicação de cremes.
A falta de hidratação está ligada a perda de água, conforme mencionado anteriormente, não a falta de óleo e sebo. Por esse motivo, todos devem e precisam hidratar a pele e por toda a vida, visto que existem outros fatores além da deficiência de ácido hialurônico que podem levar ao ressecamento facial:
- Beber pouca água;
- Lavar o rosto com água quente ou com água do chuveiro;
- Não utilizar hidratantes faciais próprios para o seu tipo de pele;
- Uso de medicamentos diuréticos;
- Menopausa;
- Exposição solar sem proteção;
- Beber em excesso.
Se você não tem nenhum dos hábitos acima, utiliza hidratantes faciais específicos para a sua pele e leva um estilo de vida saudável, as chances de enfrentar uma ressecada ou com acne, são muito menores.
Benefícios do uso de hidratantes faciais
Seja creme, sérum, gel ou nutricosméticos a base de ácido hialurônico, os hidratantes faciais são responsáveis por trazer diversas vantagens para a sua beleza e saúde:
- Protege contra os fatores externos que eliminam a hidratação;
- Controla a oleosidade;
- Melhora a textura da pele;
- Previne o aparecimento de manchas;
- Evita linhas finas e rugas precoces.
E mais uma série de efeitos que podem variar conforme o produto escolhido por você.
Não se esqueça de consultar um dermatologista e aproveite já todos os benefícios que os hidratantes faciais têm a oferecer!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: