Ácido pantotênico é o nome científico da vitamina B5. Esse ácido é importante não só para a saúde, como também para a beleza, pois contribui para a manutenção das unhas e cabelos.
A vitamina B5 está presente em diversos alimentos e, apesar de rara, a sua deficiência pode causar alguns problemas para os seres humanos.
Quer saber mais sobre a importância do ácido pantotênico para a sua vida? Acompanhe o artigo e boa leitura!
Para que serve o ácido pantotênico?
O ácido pantotênico está ligado a síntese de proteínas, gorduras, açúcares, hormônios e hemácias.
As hemácias são responsáveis por carregar o oxigênio no sangue, portanto indispensáveis para nós e também para todos os outros seres vivos.
Quanto ao metabolismo das outras substâncias, cada uma delas desempenha um papel diferente no organismo. Contudo, todas elas são essenciais para a saúde.
Por exemplo, o colágeno só consegue passar por uma síntese correta na presença do ácido pantotênico. Como ele representa mais de 30% do total de proteínas do corpo, você deve imaginar que alguns problemas podem aparecer com a sua ausência: dores nas articulações, desgaste das cartilagens, queda de cabelo, unhas frágeis e sinais precoces de envelhecimento relacionados a pele – depende do tipo de colágeno em falta.
Por isso, o ácido pantotênico é importante por si só, mas também por diversos processos internos.
Ácido Pantotênico para cabelo, unhas e pele
Também conhecido como pantenol (você já deve ter visto rótulos com esse nome na composição), o ácido pantotênico ajuda a combater os sinais de envelhecimento, tanto da pele, quanto das suas extensões: unhas e cabelos.
A vitamina B5 é muito importante para a saúde e beleza capilar. O ácido é capaz de blindar a pigmentação do cabelo, evitando o surgimento de fios brancos antes da hora. Além disso, atua como aliado para a saúde do folículos pilosos, acabando com a queda e quebra de fios.
Como o ácido pantotênico age diretamente no metabolismo e funcionamento das células, ele também é importante para a pele. O pantenol acelera a cicatrização, pois promove a renovação celular. Também funciona como antioxidante, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão causadas pelos radicais livres.
Nas unhas, o ácido pantotênico dá mais brilho e resistência. Isso evita que elas descamem ou quebrem com facilidade, permitindo que você tenha unhas mais longas e saudáveis.
Problemas causados pela falta de ácido pantotênico
Além dos problemas mencionados acima como queda de cabelo, unhas fragilizadas e aparecimento de linhas de expressão precoces, existem ainda outros problemas ligados a falta de ácido pantotênico.
Sem vitamina B5, o corpo não é capaz de produzir anticorpos na medida necessária para evitar a proliferação de doenças. Isso é muito preocupante e mostra a importância desse nutriente para a vida.
Sua deficiência também traz problemas do sono, como a insônia. E, talvez você não saiba, mas dormir mal pode levar a mal estar generalizado, envelhecimento precoce e até depressão.
Dores, cólicas e desconfortos abdominais podem aparecer com mais frequência na ausência da ácido pantotênico. Tudo isso porque a vitamina é sintetizada no intestino grosso.
Você também pode se sentir mais cansado que o normal, ter cãibras, dormência ou queimação nos pés ao se movimentar.
Ou seja, o ácido pantotênico é fundamental para uma vida mais saudável e confortável.
Como repor o ácido pantotênico?
Uma das formas de repor o ácido pantotênico é através dos alimentos. Conforme mencionado anteriormente, existem uma infinidade de alimentos que contam com a vitamina B5 e podem evitar que os problemas causados pela sua deficiência apareçam.
O melhor é que como a lista é razoavelmente extensa, veganos, vegetarianos e pessoas que têm alguma alergia ou restrição alimentar, também podem repor o ácido pantotênico sem maiores complicações.
Veja alguns exemplos de alimentos ricos em pantenol:
- Abacate;
- Batata doce;
- Farelo de trigo;
- Sementes de girassol;
- Gema de ovo;
- Lentilha;
- Frango;
- Fígado;
- Soja;
- Nozes;
- Cogumelos;
- Leite e seus derivados;
- Feijão;
- Amendoim;
- Laranja;
- Salmão.
E vários outros legumes, verduras e oleaginosas também têm ácido pantotênico. Você pode montar um plano alimentar que evidencie essa vitamina com a ajuda de um nutricionista.
No entanto, é muito difícil dosar a ingestão de vitamina B5 através da alimentação. Por esse motivo, uma excelente alternativa é buscar nutricosméticos que auxiliem na suplementação do ácido.
Uma dica de nutricosmético que tem ácido pantotênico na fórmula e estudos científicos que comprovam a sua eficácia é o Colágeno Bioplus da Biosanté.
Além da vitamina B5, conta com colágeno verisol, colágeno hidrolisado tipo 1 e 3 e outros nutrientes que podem te ajudar a conquistar uma pele mais jovem, e cabelos e unhas mais fortes e bonitos, sem muito esforço.
Benefícios do ácido pantotênico
Separamos aqui 8 benefícios que um organismo com níveis adequados de ácido pantotênico pode apresentar:
- Cabelos mais resistentes;
- Unhas mais longas;
- Pele mais jovem e sem marcas;
- Menos estresse;
- Sono com mais qualidade;
- Intestino regulado;
- Mais energia e disposição;
- Maior facilidade para emagrecer.
Os resultados podem variar conforme o seu estilo de vida e a dose de ácido pantotênico consumida diariamente.
Qual a dose diária de ácido pantotênico recomendada?
Apesar de não apresentar riscos à saúde, o excesso de ácido pantotênico pode causar diarreia. Portanto, se atente a dose diária recomendada de vitamina B5, que é 5 miligramas por dia no caso dos adultos.
As crianças de até 10 anos, 4,7 miligramas diárias é o suficiente. No entanto, consulte sempre um profissional antes de dar início a suplementação com a substância.
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: