Tudo sobre queratina e seus benefícios

Compartilhe com seus amigos!

Você sabia que a queratina é uma substância muito importante para a beleza não só dos cabelos, mas também da pele e das unhas? Nesse artigo você terá a oportunidade de descobrir mais informações sobre a queratina e todos os benefícios relacionados ao seu uso.

Acompanhei a leitura até o final e aproveite para compartilhar com todos os seus amigos que também precisam de dicas para ter a pele, unhas e cabelos mais bonitos com a ajuda da queratina!

Qual a função da queratina?

Assim como o melhor colágeno para cabelo, a queratina, ou ceratina como também é conhecida, é uma proteína. Essa substância, formada por ligações de hidrogênio entre aminoácidos, apresenta impermeabilidade à água, elasticidade e resistência e é encontrada na pele, unhas e cabelos.

Sua principal função é ajudar na formação de diversas estruturas do corpo, aumentar a retenção de água e formar a barreira de proteção que protege as células da pele e suas extensões.

Apesar de ser encontrada naturalmente no nosso corpo, as agressões externas e químicas são responsáveis por degradar a queratina e prejudicar a barreira de proteção. São elas:

  • Radiação solar;
  • Água quente na pele e no cabelo;
  • Uso de chapinha e secador;
  • Uso de química, como progressiva, por exemplo.

Devido a essa degradação ao longo do tempo, é necessário repor a proteína e aproveitar todos os seus benefícios para a beleza.

Queratina para cabelo

queratina para cabelo
No cabelo, a queratina é responsável por restaurar as fibras capilares e protegê-las do sol, mar e piscina. Também é utilizada como cola no processo de colocação de megahair e na etapa de reconstrução do cronograma capilar.
Os tratamentos com queratina podem ser feitos tanto no salão com a ajuda de um especialista, quanto em casa.

Contudo, preste atenção ao tipo de queratina presente no produto de sua escolha, seja ele um creme, shampoo ou máscara capilar, pois cada tipo é indicada para um fim diferente:

  1. Hidrogenada: a queratina hidrogenada é o tipo mais comum de queratina e a mais comum na maioria dos cosméticos para cabelos. É indicada para tratamentos leves;
  2. Líquida: a queratina líquida é o tipo mais democrático e pode ser diluída em outros produtos para potencializar os efeitos destes nas madeixas;
  3. Vegetal: diferente da maioria dos produtos a base de queratina animal, a queratina vegetal é extraída dos vegetais como o nome sugere. É indicada para aqueles que seguem um estilo de vida vegano;
  4. Hidrolisada: a queratina hidrolisada é a versão mais concentrada da proteína e é indicada para cabelos mais danificados.

Em todo caso, todos os quatro tipos de queratina mencionados acima devem ser dosados, pois o excesso da proteína enrijece os fios de cabelo e ao invés de trazer brilho e alinhamento, pode tornar o cabelo pesado e sem viço.

Queratina na pele

queratina na pele

A principal função da queratina na pele é aumentar a sua resistência e impedir a perda de água, pois como essa é a parte do corpo mais exposta às agressões externas, é necessário protegê-la. Além disso, a queratina na pele também ajuda no tratamento da pele ressecada.

Claro que os benefícios da proteína só podem ser efetivos se ela estiver em níveis normais. Quando em excesso, a queratina pode provocar a queratose pilar. A queratose pilar ou ceratose folicular é causada pelo excesso de queratina.

Essa é uma condição genética, mas que pode ser agravada pelo uso de roupas apertadas e doenças que atacam o sistema imunológico, sendo mais frequente em pessoas que sofrem com problemas alérgicos e respiratórios também.

Como sintomas da queratose pilar há o surgimento de bolinhas vermelhas e brancas especialmente nas costas, braços, coxas e bumbum.

Queratina nas unhas

queratina para unhas
Mesmo sendo mais conhecida por todos os seus benefícios para a pele e para os cabelos, a queratina também é muito importante para as unhas. Apenas com o nível adequado da proteína é possível combater as unhas fracas e evitar as descamações, quebras e ranhuras no comprimento das unhas.

Para ajudar no combate do enfraquecimento das unhas, existem vários fortalecedores a base de queratina que, além de fortalecer, dão mais brilho para elas.

Benefícios da queratina

beneficios queratina
Como você pode ver, a queratina é excelente para manter a beleza e hidratação da pele, unhas e cabelos, mas esse não é o único benefício da proteína. Confira abaixo outras vantagens da queratina para o seu corpo:

  • Alinhamento dos fios capilares;
  • Aumento da retenção da água no organismo;
  • Unhas mais fortes;
  • Redução de frizz;
  • Melhora na aparência da pele, unhas e cabelos;
  • Mais brilho e volume para pele e cabelos;
  • Fortalecimento da barreira de proteção da pele.

Esses e muito mais benefícios da queratina podem ser obtidos através da reposição com cosméticos como esmaltes, shampoos, condicionadores, cremes e até mesmo através da suplementação de colágeno que estimula a produção natural de queratina no organismo e ainda contribui para as melhorias estéticas da pele, unhas e cabelos.

E você já conhecia todos os benefícios da queratina? Continue de olho no blog para mais conteúdos como este!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!