Você provavelmente já ouviu falar que a biotina é um nutriente muito bom para tratar e prevenir problemas estéticos relacionados aos cabelos, unhas e pele. Isso acontece porque a biotina faz parte do complexo de vitaminas B e também é conhecida como vitamina B7.
As vitaminas do complexo B como a biotina e o ácido pantotênico ajudam na manutenção do sistema imunológico e no sistema circulatório, além de outras funções. A biotina especificamente promove o crescimento celular e regula os níveis de açúcar no sangue. Por atuar na renovação celular, quando em quantidade suficiente no organismo, a biotina tem o poder de melhorar a aparência da pele, unhas e cabelos.
Quer conhecer melhor as funções e benefícios da biotina? Então leia o artigo até o final e siga todas as dicas aqui reunidas!
Biotina para o cabelo
Todos os nutrientes, incluso aqui as vitaminas, proteínas, sais minerais e afins, estão ligados a processos metabólicos um dos outros. Com a biotina não é diferente, ela é uma vitamina muito importante para o cabelo quando falamos de crescimento e fortalecimento.
Ao investir em uma dieta rica em biotina, você irá contribuir para que os níveis de queratina no seu organismo estejam adequados para evitar a queda de cabelo e reter a hidratação nos fios. Você também pode incluir a biotina na sua rotina de cuidados com os fios, através de shampoos, condicionadores, máscaras e cremes que contem com a substância na composição.
A biotina ainda ajuda a eliminar problemas no couro cabeludo como a caspa por promover a melhora na circulação e a renovação celular.
Biotina para pele e unhas
Além de todos os benefícios da biotina para o cabelo que você acabou de conferir no tópico anterior, saiba que essa vitamina também é muito importante para a manutenção da pele e das unhas.
Como você pode ver, a biotina está associada à produção da queratina e essa proteína não ajuda só no crescimento do cabelo, mas também das unhas, além de fortalecê-las. Por esse motivo, quando consumimos biotina, estamos desencadeando uma série de reações benéficas sobre o corpo.
Na pele, a biotina é fundamental para a síntese de colágeno. Essa proteína é a responsável pela beleza e juventude da pele. Logo, sem ela estamos fadados a mostrar sinais precoces de envelhecimento ainda na faixa dos 30 anos, quando o colágeno produzido de forma natural começa a se degradar.
Com a biotina permitindo o metabolismo correto do colágeno, podemos verificar algumas boas mudanças na pele. Veja as principais abaixo:
- Redução de linhas de expressão e rugas estáticas;
- Aumento da elasticidade e firmeza da pele;
- Redução de celulite e estrias;
- Melhora a hidratação;
- Previne a pele contra a acne.
Portanto, não há dúvidas, para ter pele, unhas e cabelos bonitos, a biotina precisa estar presente no seu dia a dia.
Biotina emagrece x Biotina engorda
A biotina é uma vitamina e não tem calorias que causem impactos no peso, nem para emagrecer e muito menos para engordar. A confusão acerca desse tópico acontece porque a biotina acelera o metabolismo de diversas proteínas e ajuda na digestão dos alimentos.
Contudo, apesar de não emagrecer, a vitamina pode ser uma aliada para a perda de peso, pois com a função de coenzima, auxilia na manutenção da massa magra e ao regular os níveis de açúcar no sangue, evita o ganho de peso oriundo desse motivo.
Quanto aos malefícios da biotina, saiba que engordar não é um deles e, desde que consumida do modo correto, os efeitos colaterais são mínimos. Entretanto, se você exagerar no consumo de biotina, pode ter que lidar com as seguintes consequências:
- Diarréia;
- Enjoos;
- Gases;
- Erupções na pele.
Portanto, siga sempre as orientações da fabricante no rótulo dos suplementos que adquirir.
2 formas de repor a biotina
É raro, mas pode acontecer de o corpo sofrer com a falta de biotina, especialmente quando essa é uma condição genética relacionada ao metabolismo da vitamina em si, chamada de deficiência de biotinidase. Algumas alterações hormonais e a má alimentação também pode levar a deficiência do nutriente, sendo necessário buscar alternativas para repor:
- Alimentação: existem vários alimentos ricos em biotina e outras vitaminas do complexo B que trazem diversos benefícios para a pele, unhas e cabelos. Entre eles: arroz, oleaginosas, leite e seus derivados, carnes, ovos, abacate, banana e framboesa. Dessa forma, é possível repor a biotina por meio de uma alimentação voltada para esse fim;
- Suplementação: a biotina pode ser adquirida através da suplementação com o ativo puro em forma de cápsulas ou pó. Outros suplementos voltados especificamente para cuidados com a beleza, como os peptídeos de colágeno verisol, geralmente incluem a biotina na fórmula para potencializar os resultados;
Independentemente da forma escolhida para reposição da vitamina, sempre consulte um nutricionista antes de adotar qualquer mudança na alimentação.
Tem mais alguma dica relacionada ao uso da biotina para compartilhar com nossos leitores? Deixe nos comentários!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: