Celulite: principais causas, tipos e como acabar com ela

Compartilhe com seus amigos!

Celulite é como chamamos cada furinho que aparece nas nádegas, coxas e toda a área dos quadris.

Ela nada mais é que um depósito de gordura sob a pele e apesar de ser mais comum em mulheres – até 90% delas vai apresentar celulite em algum momento da vida -, também pode afetar uma parcela mínima dos homens. Apesar de não ser caracterizada como uma doença, pode causar incômodo e até mesmo danos na autoestima de quem sofre com a celulite.

Por esse motivo, criamos esse artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre a celulite, desde as principais causas até como prevenir e combater o problema.

Pronta para eliminar os furinhos de uma vez por todas? Vamos lá!

O que é celulite?

o que e celulite
A celulite é um acúmulo de gordura, toxinas e água nas células. Esse acúmulo as torna mais rígidas, fazendo com que externamente, o visual seja de nódulos e furos na pele. Uma consequência do aumento do tecido fibroso e do endurecimento das células.

Como causa alterações no tecido gorduroso, a lipodistrofia ginóide, como também é chamada a celulite, pode causar desníveis na região, levando ao surgimento do famoso efeito “casca de laranja”.

Tipos de celulite

A celulite pode ser classificada de acordo com a sua gravidade e também ao modo como afeta a pele. Em relação a gravidade:

  1. Grau I: celulite não visível, apenas interna;
  2. Grau II: celulite visível apenas com a compressão do local afetado;
  3. Grau III: celulite visível e palpável sem a necessidade de compressão;
  4. Grau IV: celulite ainda mais visível devido ao tamanho dos nódulos e furos na pele. Geralmente é dolorosa ao toque.

Em relação ao modo como é desenvolvida e afeta a pele:

  • Celulite adiposa: esse tipo se desenvolve a partir do excesso de gordura no tecido adiposo, por isso o nome;
  • Celulite edematosa: esse tipo se desenvolve a partir da retenção de líquidos e costuma ser mais suave que as demais em relação a aparência;
  • Celulite fibrosa: é o quadro mais severo da celulite e está ligada ao grau IV do problema. Portanto, é dolorosa e compromete as fibras da pele, sendo mais difícil de eliminar.

Principais causas da celulite

causas da celulite

A fisiopatologia da celulite ainda não tem uma conclusão exata. Além das alterações na matriz extracelular da pele, também há questões que envolvem a circulação, inflamações, estresse oxidativo e o acúmulo de líquidos.

Esse é um assunto que ainda deve gerar muitos debates no campo médico e estético, mas enquanto não se chega a um consenso acerca dessa anormalidade no tecido adiposo, já sabemos como ele surge e afeta a pele, sendo possível tratá-lo.

Veja abaixo alguma das principais causas da celulite:

  1. Fator genético: nem toda herança é boa e a celulite é uma prova disso. Muitas pessoas sofrem com a celulite porque essa é uma condição comum entre as mulheres da família;
  2. Gravidez: a gestação modifica muito o corpo feminino, desde os aspectos físicos até os hormonais. É muito comum que as celulites surjam nesse período ou se intensifiquem;
  3. Problemas de circulação: como dito anteriormente, a celulite é um acúmulo de toxinas nas células. Quando o sangue não tem a circulação adequada, não é possível eliminar e drenar os líquidos das células, aumentando as chances de um quadro de celulite;
  4. Sedentarismo: a falta de exercícios físicos contribui para o aumento de celulites, pois quanto menos estímulo o corpo recebe, mais a circulação é prejudicada;
  5. Roupas apertadas: as roupas apertadas também prejudicam a circulação e comprometem o sistema linfático, impedindo a expulsão das toxinas das células;
  6. Alterações hormonais: assim a gravidez, existem outras alterações hormonais que podem aumentar a retenção de líquidos e toxinas nas células, como o aumento da progesterona com o uso de pílula anticoncepcional, por exemplo;
  7. Má alimentação: uma dieta desbalanceada pode prejudicar o metabolismo e aumentar o índice de massa gorda do corpo, levando ao surgimento de celulites.

Alimentos que causam celulite

alimentos que causam celulite
Você já viu que uma má alimentação é fator decisivo para o desenvolvimento da celulite. Além de causar a celulite, existem alguns alimentos que pioram ainda mais o quadro de quem já tem predisposição genética para ter o problema. Por esse motivo é muito importante cuidar da alimentação.

Confira 3 tipos de alimentos que você deve evitar, tanto para combater a celulite, quanto para a saúde:

  • Doces industrializados: balas, pirulitos, chicletes e chocolates ao leite. Tudo o que tiver excesso de açúcar aumenta as chances de celulite;
  • Frituras: alimentos fritos são ricos em gordura e, muitas vezes, essa gordura pode ser transformar em trans e saturada, mesmo que saudável antes da alta temperatura da fritura. Essas gorduras são extremamente prejudiciais para a saúde e no quesito estético, podem ajudar na formação das celulites;
  • Refrigerante: o refrigerante prejudica a circulação e ainda aumenta o nível de açúcar no organismo, sendo um dos principais inimigos da pele. Além disso, a gaseificação contribui com o inchaço e a falta de irrigação dos tecidos, inclusive a pele.

Celulite: tratamento

tratamento para celulite
Existem vários tratamentos para a celulite, alguns que tratam o problema de dentro para fora e outros que visam amenizar apenas os furinhos e a estética da pele. Seja qual for o tratamento escolhido por você, consulte sempre um dermatologista, com certeza ele saberá qual a melhor forma de combater a sua celulite.

Uma das formas de lidar com o problema é através do consumo de colágeno verisol. Esse ativo, geralmente encontrado como colágeno em pó, é feito de peptídeos bioativos de colágeno e tem o poder de regenerar a matriz extracelular da pele, eliminando as celulites e evitando que novas se formem. Isso acontece porque esse tipo de colágeno tem efeito direcionado para a beleza e resultados comprovados através de estudos científicos.

Uma dieta equilibrada e associada a exercícios físicos também ajuda a reduzir e prevenir as celulites. Um estilo de vida mais saudável contribui com a circulação e, consequentemente, com o fim da retenção de líquidos.

O uso de cremes que estimulam a produção natural de colágeno e melhoram a circulação, também amenizam os furinhos, desde que sejam aplicados com massagens modeladoras e drenagem linfática.

Além disso, as clínicas de estética oferecem um portfólio enorme de tratamentos para acabar com a celulite: radiofrequência, carboxiterapia, laser, entre outros. Basta decidir em conjunto com o seu dermatologista qual deles é indicado para o seu grau de celulite.

Ademais, saiba que ter celulite é completamente normal e não precisa ser um problema se não afeta a sua saúde. O importante é estar saudável e feliz consigo mesma!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Compartilhe com seus amigos!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!