Os pés de galinha são uma das principais linhas de expressão que surgem com o processo natural de envelhecimento. Por ser muito aparente, também é uma das que mais geram incômodo a quem traz essa marca no rosto.
Existem diversas formas de evitar e tratar os pés de galinha, desde mudanças na alimentação até a realização de procedimentos estéticos. Se você quer descobrir quais são elas, acompanhe o artigo até o final.
Boa leitura!
Pés de galinha para pés de galinha
Antes de mais nada, é necessário esclarecer porque tantas pessoas comem pés de galinha para acabar com os pés de galinha. Isso acontece porque essa iguaria é uma fonte natural de colágeno, a proteína responsável pela sustentação e firmeza da pele.
Talvez você não saiba, mas o colágeno é produzido pelo nosso próprio organismo, mas não consegue manter o mesmo nível de produção por toda vida, diminuindo gradativamente à medida que envelhecemos. Inclusive, a maioria dos suplementos de colágeno disponíveis no mercado são feitos de cartilagens de frangos e vem deste fato o costume de consumir pés de galinha para ter uma pele bonita.
Os pés de galinha também contam com uma grande variedade de vitaminas do complexo B e, portanto, ajudam na saúde e beleza da pele. Contudo, se você está se perguntando quantos pés de galinha devo comer por dia, é melhor saber que apesar de todos os benefícios desse alimento, essa não é a melhor forma de evitar a formação ou combate aos pés de galinha no rosto.
É bem verdade que a alimentação influencia na beleza da pele do rosto, mas não são os pés de galinha sozinhos que vão fazer com que você elimine todas as rugas do rosto. É preciso tomar uma série de cuidados, inclusive mudar a alimentação, para conquistar uma pele mais lisinha e sem marcas.
Como surgem os pés de galinha?
Os pés de galinha surgem especialmente por dois motivos: a falta de colágeno e a falta de ácido hialurônico. Como você leu no tópico anterior, nosso corpo não produz colágeno para sempre e o mesmo acontece com o ácido hialurônico, que é um ativo capaz de preencher naturalmente as nossas linhas e garantir a hidratação da pele de dentro para fora.
Além do envelhecimento do qual ninguém consegue fugir, os pés de galinha também são frutos das muitas expressões faciais que fazemos ao longo do dia e também dos hábitos que aceleram a oxidação do organismo e prejudicam o funcionamento e a síntese correta do colágeno e do ácido hialurônico.
Dentre esses hábitos que contribuem para o surgimento dos pés de galinha e outras rugas no rosto, vale citar:
- A falta de proteção solar ao expor a pele a radiação ultravioleta;
- Dormir pouco;
- Fumar e beber em excesso;
- Consumir alimentos gordurosos, ricos em açúcar, embutidos e industrializados em geral.
Todos esses fatores aumentam a ação dos radicais livres, que podem prejudicar as células da pele e até mesmo destrui-lás, levando ao surgimento de sinais precoces de velhice, como os pés de galinha e outras linhas de expressão.
Pés de galinha: tratamento caseiro
Você até pode incluir o consumo de pés de galinha como tratamento caseiro para os pés de galinha no rosto, mas deve aproveitar para incluir outros alimentos ricos em colágeno na alimentação, bem como alimentos antioxidantes e ricos em vitamina C. Veja abaixo alguns exemplos:
- Carne de boi;
- Gelatina;
- Frutas amarelas, vermelhas e cítricas;
- Pepino;
- Cebola;
- Aipo;
- Alho;
- Frango;
- Peixe;
- Oleaginosas;
- Óleo de peixe.
É importante incluir alimentos antioxidantes e ricos em vitamina C porque o primeiro ajuda a combater os radicais livres, enquanto a segunda estimula a produção natural de colágeno e ainda ajuda no metabolismo correto da proteína adquirida através de suplementação, por exemplo.
Além da alimentação, outra forma de tratar os pés de galinha de forma caseira é através de exercícios faciais que estimulem a produção de colágeno, ativem a circulação sanguínea e ajudem na renovação celular que ajuda no combate as rugas no rosto. Uma dermatologista pode indicar quais exercícios podem ser feitos, então consulte um especialista da sua confiança.
5 formas de eliminar os pés de galinha do rosto
Fora os tratamentos caseiros citados anteriormente, você também incluir as 5 dicas abaixo para acabar com os pés de galinha ainda em 2021:
- Use hidratantes faciais regularmente: os hidratantes faciais com propriedades rejuvenescedoras se utilizados com regularidade ajudam a evitar e combater a formação de pés de galinha. Potencialize a ação dos cremes com os movimentos que aumentam a circulação do local;
- Faça suplementação de colágeno com ácido hialurônico: já que o corpo não é capaz de produzir a quantidade ideal de colágeno e ácido hialurônico sozinho, nosso papel é repor essas substâncias através da alimentação, mas principalmente através de suplementação com nutricosméticos de confiança. Opte por aqueles que tenham colágeno verisol na composição;
- Beba água: de nada adianta hidratar a pele por fora, se por dentro as células não receberem quantidade suficiente de água para se renovar e evitar a formação dos pés de galinha. Por esse motivo, beba água regularmente;
- Faça preenchimento com ácido hialurônico: apesar de ser um tratamento mais invasivo, caso seja recomendado pelo dermatologista, você pode preencher as linhas dos pés de galinha com ácido hialurônico. Por ser uma substância produzida pelo próprio organismo, as chances de rejeição são menores. Além disso, não é permanente, pois com o tempo o corpo absorve o ácido hialurônico;
- Aplique botox: assim como o preenchimento com ácido hialurônico, a aplicação de botox é um tratamento mais invasivo, mas que ajuda a eliminar os pés de galinha. Se você é uma pessoa muito expressiva e o ácido hialurônico é rapidamente absorvido pelo seu corpo, talvez a imobilização dos músculos ao redor dos olhos possa ajudar a amenizar os pés de galinha.
Gostou de esclarecer todas as suas dúvidas a respeito dos pés de galinha? Então não esqueça de compartilhar com os seus amigos e ajudar mais pessoas a eliminar os pés de galinha!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: