Os alimentos antioxidantes são grandes aliados da saúde e da beleza. Os nutrientes de cada um dos alimentos citados ao longo deste artigo têm propriedades que combatem a oxidação do organismo, causado pelo processo natural de envelhecimento, mas também pelos hábitos que adotamos ao longo da vida.
Além disso, os alimentos antioxidantes eliminam e neutralizam a ação dos radicais livres. Esses radicais nada mais são do que moléculas desestabilizadas que, em grandes quantidades, atacam as células e prejudicam o seu funcionamento correto. Logo, como o corpo humano é formado por células, é fundamental evitar que o excesso de radicais livres as destruam, pois isso pode causar problemas estéticos e até mesmo doenças mais sérias, como o câncer.
Então, quer saber mais sobre os alimentos antioxidantes que não podem faltar na sua dieta? Acompanhe o artigo até o fim!
Por que o nosso organismo oxida?
Antes de ir ao mercado adquirir os alimentos antioxidantes, você também precisa cortar outros hábitos que aceleram a oxidação do nosso organismo. Como dito anteriormente, a oxidação acontece naturalmente à medida que envelhecemos, devido a ação dos radicais livres.
No entanto, existem alguns costumes que desencadeiam essa ação prejudicial dos radicais e que podem ser evitadas. Confira:
- Fumar;
- Exposição solar sem proteção;
- Consumo de álcool;
- Estresse;
- Poluição;
- Consumo de alimentos com resíduos de pesticidas (o ideal é buscar por produtos orgânicos e confiáveis);
- Consumo de frituras e gorduras saturadas e trans.
Se você eliminar os hábitos acima da sua vida, já estará avançando um grande passo no combate a oxidação do organismo e com a ajuda dos alimentos antioxidantes, garante a saúde e beleza da pele, unhas e cabelos.
Alimentos antioxidantes: para que serve?
Os alimentos antioxidantes têm um papel fundamental no organismo: evitar o envelhecimento precoce tanto externo quanto interno. Para saber quais alimentos conseguem conter esse processo, você deve buscar opções que contêm os nutrientes, vitaminas e sais minerais abaixo:
- Vitamina C: responsável pela síntese do ferro e de colágeno, proteína que fornece elasticidade e sustentação para a pele e cuida da saúde das articulações, a vitamina c também regenera os tecidos e melhora a cicatrização;
- Silício orgânico: o silício orgânico desintoxica o organismo e promove melhorias estéticas para a pele, unhas e cabelos;
- Selênio: o selênio melhora o sistema imunológico e contribui para o funcionamento correto do sistema reprodutor;
- Vitamina E: alimentos antioxidantes costumam ter vitamina E, pois esse nutriente intercepta a ação dos radicais livres e mantém a integridade das células;
- Flavonoides: esses compostos têm ação antioxidante e anti-inflamatória, garantindo a rápida recuperação do corpo de doenças e problemas estéticos;
- Curcumina: essa substância tem efeito antioxidante, anti-inflamatório e anti bacteriana, com a vantagem de registrar quase nenhum caso de alergia ou intolerância no corpo humano;
- Isoflavonas: compostos naturais presentes em diversos alimentos antioxidantes que protegem o organismo contra doenças e amenizam os sintomas da menopausa nas mulheres.
Lista de 30 alimentos antioxidantes para comprar agora!
Chegou a hora de conhecer quais são os principais alimentos antioxidantes:
- Açafrão;
- Nozes;
- Romã;
- Beterraba;
- Amêndoa;
- Amendoim;
- Alface roxa;
- Salmão;
- Óleos vegetais;
- Laranja;
- Acerola;
- Cacau;
- Uvas;
- Limão;
- Caju;
- Feijão;
- Brócolis;
- Repolho;
- Cacau;
- Fígado;
- Frutos do mar;
- Cavalinha;
- Tomate;
- Soja;
- Linhaça;
- Mamão;
- Pepino;
- Atum;
- Leite;
- Espinafre.
Como você pode ver, os grupos das frutas cítricas, frutas vermelhas, oleaginosas, grãos e crucíferos são os que mais apresentam alimentos antioxidantes.
Benefícios dos alimentos antioxidantes
Existem vários benefícios reais de adotar uma dieta rica em alimentos antioxidantes. Em relação a saúde, podemos citar a prevenção contra o câncer e doenças na tireoide.
O consumo de alimentos antioxidantes melhora o nível de colesterol e da pressão, contribuindo para que as doenças cardiovasculares não apareçam. Esses alimentos também aumentam o sistema imunológico e previnem contra doenças autoimunes como lúpus, artrite e dores nas articulações, diabetes, alopecia, entre outras.
Em relação a beleza, os alimentos antioxidantes para pele reduzem os sinais de envelhecimento precoce, como as linhas de expressão e rugas, pois seus nutrientes agem como preenchedores naturais.
As manchas e cicatrizes também diminuem, pois os alimentos antioxidantes atuam na regeneração das células e dos tecidos do corpo. Além disso, incluir esses comestíveis na dieta ajuda a proteger a pele do fotoenvelhecimento.
Portanto, para se manter a pele jovem e bonita por mais tempo, os alimentos antioxidantes são indispensáveis.
Dicas de suplementos antioxidantes para incluir na sua rotina
Junto ao consumo de alimentos antioxidantes, você também pode incluir o uso de suplementos de colágeno hidrolisado, vitamina C e silício orgânico na sua alimentação.
Muitas vezes, o corpo não é capaz de aproveitar tudo o que os alimentos têm a oferecer e isso pode acontecer tanto em relação a forma de preparo destes, quanto a deficiência de outras substâncias que permitem o metabolismo correto dos antioxidantes no organismo.
Por esse motivo, o mercado disponibiliza inúmeros suplementos e nutricosméticos com esses ativos na fórmula para ajudar na reposição. Seus efeitos também costumam ser mais rápidos, devido a dosagem de cada ingrediente. Consulte um nutricionista e descubra como eles podem te ajudar.
Depois de tantas informações, você está mais que pronto para ir ao supermercado adquirir os seus alimentos antioxidantes. Gostou? Continue acompanhando o blog para mais conteúdos como este!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: