Sulco nasogeniano é como a comunidade médica chama o famoso bigode chinês. Ele nada mais é do que uma das linhas de expressão mais comuns do rosto e que pode trazer diversos problemas para a autoestima.
No artigo a seguir, você vai descobrir porque o sulco nasogeniano aparece, como evitar e também e as principais formas de combater esse incômodo estético.
Boa leitura!
Como surge o sulco nasogeniano?
O sulco nasogeniano é um sinal da idade, pois as causas principais por trás do surgimento dessa marca no rosto é a deficiência de colágeno e ácido hialurônico.
Essas duas substâncias são produzidas organicamente pelo nosso organismo e em abundância até cerca dos 25 anos. Depois, essa produção natural cai gradativamente até que não seja suficiente para manter a beleza e jovialidade da pele apenas com o que o corpo produz.
O colágeno é uma proteína que promove a sustentação dos tecidos do corpo, inclusive a pele. Já o ácido hialurônico é um nutriente que hidrata a pele de dentro para fora, fornecendo elasticidade e preenchimento natural das linhas de expressão.
O colágeno com ácido hialurônico é o responsável por evitar que essas linhas surjam antes da hora, portanto é fundamental realizar a suplementação desses ativos para evitar o sulco nasogeniano.
No entanto, não são apenas os processos internos que causam o bigode chinês. Existem hábitos e fatores externos que contribuem para que o sulco nasogeniano apareça, como fazer muitas expressões faciais, tomar sol sem proteção, fumar, beber e quaisquer outras atitudes que aceleram a oxidação do organismo.
Sulco Nasogeniano: como evitar?
Como viu acima, existem várias causas por trás do sulco nasogeniano, além das consequências do tempo, e muitas delas podem ser evitadas com alguns cuidados básicos. Veja abaixo:
- Manter uma dieta balanceada: a alimentação é uma grande aliada da beleza da pele. Quando consumimos muita gordura e açúcar, por exemplo, estamos enfraquecendo as fibras de colágeno, pois esses alimentos são pobres em vitaminas e sais minerais que ajudam na elasticidade e firmeza da pele. Opte sempre pelo consumo de verduras, vegetais, grãos e carnes magras;
- Utilizar protetor solar: o protetor solar é um dos melhores amigos da pele. Os raios ultravioletas aceleram a produção de radicais livres, moléculas que em excesso prejudicam a saúde da pele, levando ao aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento. Utilizar o raio solar previne esse problema;
- Hidratar a pele: hidratar a pele, tanto com hidratantes faciais, quanto com o consumo de água (pelo menos 2 litros por dia!) é um dos principais passos para evitar o sulco nasogeniano. Aposte em produtos com colágeno, ácido hialurônico e outros nutrientes que estimulem a produção da hidratação natural da pele;
- Dormir bem: dormir ao menos 8 horas por dia garante um bom funcionamento do organismo, além de retardar sinais de velhice, como o sulco nasogeniano. Esse hábito ainda melhora a luminosidade da pele e garante melhora nas respostas neurológicas;
- Não fumar: o tabagismo oxida o organismo, prejudica a renovação celular e acelera o envelhecimento. Esse hábito é tão prejudicial que, além de afetar a pele, pode causar o câncer.
Além de todas as dicas acima, você pode apostar no consumo de suplementos de colágeno com ácido hialurônico. Esse tipo de nutricosmético age de dentro para fora, recuperando as fibras de colágeno e estimulando o aumento dos benefícios do ácido hialurônico.
Nossa recomendação para reposição das duas substância é o Avane Skin. Esse é um produto que traz o melhor colágeno disponível no mercado em sua fórmula, o verisol, e é o único com efeitos comprovados através de estudos científicos. Confira as principais vantagens de incluí-lo em sua rotina:
- Blindagem da pele contra os malefícios da poluição e dos raios solares;
- Preenchimento natural de dentro para fora;
- Redução de linhas de expressão e rugas, como o sulco nasogeniano;
- Redução de celulite;
- Fortalecimento de unhas e cabelos;
- Combate a flacidez;
- Aumento da hidratação;
- Mais elasticidade e firmeza para a pele.
Sulco nasogeniano: tratamento
Se mesmo seguindo todos os passos acima, você não conseguir amenizar o sulco nasogeniano, o ideal é consultar um dermatologista que indique qual o tratamento correto para o seu caso.
Conheça os tratamentos mais comuns para a redução do sulco nasogeniano:
- Preenchimento: geralmente realizado com o ácido hialurônico – que é absorvido pelo organismo depois de um certo tempo -, o preenchimento atrai a água para o sulco nasogeniano e preenchendo a depressão na face. Não é um tratamento definitivo e precisa ser refeito em média 12 meses após a primeira aplicação;
- Peeling: o peeling ajuda a rejuvenescer a pele e amenizar as linhas de expressão, como o sulco nasogeniano. Podem ser feitos com ácido retinóico, fenol, glicólico e outras substâncias que estimulem a produção de colágeno;
- Radiofrequência: esse tratamento estimula a produção de elastina através do superaquecimento de uma região, como o bigode chinês. Essa proteína é responsável pela firmeza e elasticidade da pele, que impede o aparecimento de depressões recorrentes das nossas expressões faciais.
Como você viu ao longo do artigo, suavizar o sulco nasogeniano é uma tarefa que exige disciplina, bons hábitos e hidratação diária da pele.
Tem mais alguma dica para acabar com o bigode chinês? Deixe nos comentários!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: