Colágeno Hidrolisado: Veja 4 Super Benefícios!

Compartilhe com seus amigos!

Você sabe o que é Colágeno Hidrolisado?

O que ele faz exatamente no nosso corpo?

Ou ainda como você pode inseri-lo na sua rotina?

Talvez você já tenha notado que alguns dermocosméticos contêm colágeno na composição, mas saiba que ele pode ir muito além e trazer diversos benefícios para a sua saúde e beleza!

Nos acompanhe nessa resenha e saiba o que é o Colágeno Hidrolisado, quais são os tipos e para quê cada um serve e ainda descubra todos os resultados positivos que ele pode te proporcionar!

O que é o Colágeno Hidrolisado?

Qual a origem do Colágeno Hidrolisado?

Quais são os tipos de Colágeno Hidrolisado?

Por quê e como tomar Colágeno Hidrolisado

Benefícios do Colágeno Hidrolisado

Colágeno Hidrolisado emagrece ou engorda?

Colágeno Hidrolisado com Vitaminas é melhor?

O que é o Colágeno Hidrolisado?

pele mais hidratada colageno

O Colágeno Hidrolisado nada mais é do que a proteína de colágeno que foi exposta a um procedimento de alta temperatura, denominado hidrólise térmica, no qual há a quebra da substância em fragmentos pequenos, conhecidos como peptídeos, para que a absorção pelo organismo torne-se mais fácil.

Quando consumimos esses peptídeos de colágeno, eles são novamente quebrados pelo nosso corpo, para serem absorvidos pela corrente sanguínea.

Após essa etapa, o organismo constrói novas proteínas e as direcionam para onde o corpo precisa mais, como para:

  • Unhas;
  • Músculos;
  • Ossos;
  • Pele;
  • Articulações;
  • Cabelos.

O Colágeno Hidrolisado é ótimo para suplementação, pois ele se assemelha bastante ao colágeno natural encontrado nos alimentos e o hidrolisado ainda é absorvido de forma mais rápida pelo organismo.

Qual a origem do Colágeno Hidrolisado?

colageno hidrolisado em po

O Colágeno Hidrolisado é um peptídeo de colágeno do tipo 1, sendo o mesmo que encontramos nos nossos ossos e pele.

Ele é considerado um bioativo natural e 97% da sua composição é de proteínas que são facilmente digeridas pelo corpo humano.

A grande maioria dos colágenos hidrolisados que encontramos é de origem animal, feito a partir de ossos e cartilagem bovina.

Como dito anteriormente, é necessário um processo de hidrólise, ou seja, eles precisam ser quebrados em pedaços menores, para melhor aproveitamento e absorção pelo nosso organismo.

Assim, o Colágeno Hidrolisado é usado para estimular a produção de colágeno pelo corpo, contribuindo para melhorar a textura e aspecto da pele, assim como para fortalecer unhas, cabelos e articulações.

Que tal aprender a cuidar da pele também? Veja como é a Rotina Coreana e tenha uma pele impecável!

Quais são os tipos de Colágeno Hidrolisado?

O Colágeno Hidrolisado é formado por pequenas partes da proteína de colágeno, de origem animal, que é degradada em pedaços menores para agir em determinadas regiões do organismo.

Ele possui baixo peso e sua estrutura é capaz de penetrar na corrente sanguínea com mais facilidade.

Há três tipos que são encontrados em maior quantidade no nosso organismo e são indicados para tratamentos diferentes, veja a seguir:

Colágeno Hidrolisado Tipo 1

antes depois beneficios colageno

É o tipo de colágeno mais comum, ele é encontrado em todos os tecidos, principalmente na pele, na musculatura lisa e no tecido conjuntivo frouxo e denso.

Geralmente, a suplementação com o colágeno tipo 1 é para fins estéticos, pois já foi comprovado cientificamente que ele traz benefícios para as seguintes áreas:

  1. Aumenta a elasticidade da pele;
  2. Reduz rugas e linhas de expressão;
  3. Diminui o grau da celulite;
  4. Melhora a aparência dos cabelos;
  5. Fortalece as unhas.

Esse colágeno específico para a pele foi patenteado como Verisol pela empresa Gelita. Assim, se você está em busca de um Colágeno Hidrolisado que ajude na beleza, opte por produtos que contenha ele na composição.

O colágeno Bodybalance também é do tipo 1, mas ele é específico para estimular o metabolismo dos músculos.

Ele possui uma grande quantidade de arginina e glicina, que são responsáveis por impulsionar a síntese de creatina pelo nosso corpo.

É recomendado para estimular o ganho de massa magra em homens e mulheres após o treino, bem como para prevenir e tratar sarcopenia em idosos (síndrome reconhecida pela perda gradativa e generalizada da massa e da força muscular), e também para ser tomado depois de cirurgias estéticas ou bariátricas.

O que diferencia o Verisol e o Bodybalance dos outros colágenos hidrolisados é o número de quebras enzimáticas da proteína, fazendo com que sejam mais específicos para a pele e os músculos.

Colágeno Hidrolisado tipo 2

melhora articulacoes colageno

O colágeno do tipo 2 é uma proteína produzida pelas células do tecido cartilaginoso, estando presente na matriz da cartilagem hialina, sendo essa a estrutura que reveste nossos ossos e os protegem de impactos, permitindo que os movimentos articulares sejam executados corretamente.

Segundo a Info Escola:

“A cartilagem hialina é o tipo de cartilagem mais facilmente encontrada no corpo humano, como no nariz, anéis da traqueia, laringe, brônquios, extremidades ventrais das costelas, discos epifisários (se localizam entre a diáfise e a epífise dos ossos longos em crescimento, sendo responsáveis pelo crescimento do osso em extensão) e articulações”.

O Colágeno Hidrolisado do tipo 2 é o mais abundante nas nossas cartilagens e sua principal função é ajudar na estruturação da cartilagem, não permitindo o contato direto entre os ossos.

Com o decorrer dos anos, o corpo vai naturalmente diminuindo a produção do colágeno e ainda há os fatores genéticos e ambientais como:

  • Obesidade;
  • A prática de exercícios de alta intensidade e impacto;
  • Carregar excesso de peso ao longo da vida.

Esses fatores ajudam a reduzir o colágeno tipo 2 que está presente nas articulações, provocando um quadro inflamatórios, que conhecemos como artrose.

Portanto, o colágeno tipo 2 tem como principais benefícios prevenir e tratar o desgaste das articulações das pessoas que praticam esportes e das pessoas que estão com sobrepesos.

Já foi comprovado através de estudos que consumir 10 g de Peptídeos Bioativos de Colágeno diariamente por três meses, diminui as dores articulares e depois de um anos de suplementação, ocorre a regeneração de até 82% da cartilagem.

O Colágeno Hidrolisado tipo 2 também repõe o colágeno da estrutura óssea, além de melhorar os movimentos articulares e a saúde em geral das articulações e cartilagens.

Veja diversos benefícios que podem ser obtidos com o uso do colágeno tipo 2:

  1. Ajuda na reposição do colágeno para tratar as lesões de cartilagem;
  2. Atua na prevenção e tratamento da artrite e osteoartrite;
  3. Evita lesões nas articulações;
  4. Contribui para a reconstrução das cartilagens do joelho;
  5. Age na recuperação dos movimentos;
  6. Promove mais força muscular;
  7. Diminui as dores articulares;
  8. Favorece o fortalecimento dos ossos, proporcionando uma maior resistência física.

Devemos ressaltar, que os suplementos de colágeno tipo 2 são de origem animal (suína, bovina e aves) e, por essa razão, não são recomendados para os veganos.

Dessa forma, o colágeno do tipo 2 é um verdadeiro aliado para deixar as articulações do nosso corpo saudáveis e livre de dores!

Colágeno Hidrolisado tipo 3

firmeza elasticidade pele colageno

Já o colágeno do tipo 3 é constituído de fibras reticulares, sendo um dos principais componentes da matriz extracelular que compõe a pele e demais órgãos.

Ele é o segundo tipo de colágeno mais abundante no nosso organismo.

O Colágeno Hidrolisado tipo 3 pode ser encontrado em altas concentrações nas seguintes regiões do corpo:

  1. Músculos;
  2. Intestino;
  3. Útero;
  4. Vasos sanguíneos.

Normalmente, ele é usado juntamente com o tipo 1 e contribui para a firmeza, elasticidade  e hidratação da pele.

Ele também é responsável pela formação dos vasos sanguíneos e tecidos internos do coração.

Por quê e como tomar Colágeno Hidrolisado

colageno tipo 1 beleza

Infelizmente tudo na vida tem um prazo de validade, não é mesmo?

E isso ocorre com o interior do nosso corpo também!

As nossas moléculas e células possuem em tempo de vida determinado, e quando chega o prazo, elas são degradadas e outras as substituem.

Esse processo ocorre a todo instante, para que sempre tenha uma grande quantidade de proteína no nosso organismo.

Assim, com o passar do tempo, as células diminuem o ritmo da produção do colágeno, porém o corpo não diminui a degradação do colágeno antigo, ocorrendo um déficit no momento da reposição.

proteina colageno

Como resultado dessa carência de colágeno, temos a perda da integridade dos tecidos, tornando a pele com o aspecto mais envelhecido, além de ocorrer a perda da massa magra e surgir as dores articulares.

Pesquisas demonstraram que o consumo de Colágeno Hidrolisado retarda o processo de redução natural da produção do colágeno e, por essa razão, tantos profissionais da área da saúde têm recomendado a suplementação.

Não existem efeitos colaterais ou contraindicações para o uso de Colágeno Hidrolisado.

O colágeno pode ser facilmente incorporado à dieta, podendo ser tomado a qualquer hora do dia ou junto com algum alimento de sua preferência como:

  • Iogurtes;
  • Frutas;
  • Cereais;
  • Suco;
  • Leite;
  • Vitaminas.

É possível encontrar no mercado o Colágeno Hidrolisado em pó, manipulado ou na versão em cápsulas. Mas não é recomendado o uso de cápsulas de colágeno, já que a dose é muito pequena e para fazer o efeito correto, seria necessário ter que tomar cerca de 20 cápsulas ao dia, por isso, Colágeno Hidrolisado em pó é sempre a melhor opção.

O preço do Colágeno Hidrolisado pode variar muito, você pode encontrar de R$ 35,00 até R$ 150,00.

Assista também esse vídeo explicando como você deve usar o Colágeno:

Benefícios do Colágeno Hidrolisado

Você pode obter diversos benefícios se utilizar a dosagem certa de Colágeno Hidrolisado, principalmente para a pele.

O colágeno faz com que os tecidos fiquem mais firmes e elásticos, reduzindo os efeitos do tempo.

colageno hidrolisado beneficios

Para compreender melhor os benefícios e vantagens dessa proteína, basta você imaginar que o colágeno é um cimento que tem a função de conectar as células.

Pense em uma casa que o cimento está bem velho e deteriorado, imaginou?

A aparência não será nada bonita e a estrutura não será resistente, não é mesmo?

Agora pense que o cimento da casa está novo e bem aplicado!

Com certeza a casa estará bonita e as paredes serão seguras.

O Colágeno tem a mesma função do cimento no nosso organismo e com o tempo ele envelhece, mas se oferecermos a substância certa para o corpo, ele volta a produzir mais e substitui o colágeno antigo, fazendo com que nosso corpo fique bem novamente.

Veja os principais benefícios do Colágeno Hidrolisado:

Melhora a saúde da pele

colageno rugas

Talvez você esteja se perguntando se o Colágeno Hidrolisado é bom e funciona para a pele?

A pele, com certeza, se beneficia muito com o uso do colágeno.

Quando envelhecemos, a produção de colágeno diminui e a pele fica com menos elasticidade e surgem as rugas.

Com a suplementação do Colágeno Hidrolisado a pele fica mais hidratada, firme, assim como ajuda na renovação celular, reduzindo a profundidade das rugas e linhas de expressão.

Redução do grau da celulite

colageno reduz celulite

A perda da elasticidade da pele decorrente da redução do colágeno, faz com que a celulite fique mais aparente.

Isso acontece pelo fato da pele estar mais fina e não ser mais capaz de camuflar o que está embaixo da sua camada superficial, deixando a celulite mais visível.

Com o uso do Colágeno Hidrolisado, a pele volta a ter maior elasticidade, reduzindo o grau da celulite, deixando de ter aquele aspecto indesejado de “casca de laranja”.

Diminui dores nas articulações

colageno tipo 2 joelho

Se você sente dores nas articulações ao se locomover ou fazer exercícios, provavelmente o seu organismo teve uma perda de colágeno.

Isso ocorre, porque quando há perda do colágeno, os nossos ligamentos e tendões ficam mais rígidos, provocando inchaços, inflamações, entre outras consequências.

A cartilagem tem uma estrutura leve que envolve e evita o atrito entre os ossos, ela permite que a gente se mova sem sentir dor.

O Colágeno Hidrolisado seria como uma graxa para o nossos tendões e articulações, fazendo com que nos movamos com mais facilmente, diminuindo as dores resultantes do envelhecimento e ainda reduzindo a possibilidade de ocorrer uma deterioração nas articulações.

Conforme estudos, o consumo de Colágeno Hidrolisado ajuda no tratamento da artrose e outros distúrbios das articulações, apresentando melhoras significativas das atividades do cotidiano como descer ou subir escadas, aumentando a qualidade de vida.

Fortalece cabelos e unhas

colageno unhas fortes

Suas unhas já ficaram quebradiças ou esbranquiçadas?

Talvez tenha sido pela falta do colágeno no seu organismo. A proteína do colágeno também é responsável pela construção das unhas e dos cabelos.

Fazendo o tratamento com o Colágeno Hidrolisado, as suas unhas vão ficar mais fortes e irão crescer rapidamente.

Além do que, a suplementação com colágeno é capaz de hidratar os cabelos profundamente, deixando-os mais macios, brilhantes e fortes, bem como promove um crescimento mais saudável .

Colágeno Hidrolisado emagrece ou engorda?

colageno hidrolisado emagrece

O Colágeno Hidrolisado é uma proteína fundamental para o perfeito funcionamento do nosso corpo, além de contribuir para a beleza.

Ele ainda é a base para a formação do tecido dérmico, aumentando a resistência do tecido conjuntivo, sendo uma das principais proteínas do corpo, pois está presente em todos os órgãos.

Muitas pessoas que fazem uso do Colágeno Hidrolisado ficam na dúvida se ele engorda ou não e, por isso, vamos esclarecer essa questão.

O Colágeno Hidrolisado é uma proteína e se consumido na quantidade indicada pelo nutricionista ou médico, será utilizado pelo corpo apenas para a produção de células e enzimas que estruturam os tecidos e não para acumular gordura.

Dessa forma, podemos falar que o colágeno não engorda.

Você só deve ficar atento ao suplemento que está fazendo uso, pois ele pode conter outros nutrientes além do colágeno e também não exagerar na dose indicada, tomar sempre o recomendado.

Mas então quer dizer que o Colágeno Hidrolisado emagrece?

Não é bem assim, o colágeno não possui propriedades termogênicas, que promovem o aceleramento do metabolismo e aumenta o gasto de energia pelo corpo.

Porém ele pode ajudar na perda de peso por aumentar a sensação de saciedade e a pessoa que está consumindo o colágeno acaba comendo porções menores e de forma mais espaçada.

Colágeno Hidrolisado com Vitaminas é melhor?

vitamina c ajuda colageno atuar pele

Você tem muito mais benefícios quanto utiliza um Colágeno Hidrolisado que possui vitaminas e sais minerais, tais como:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Vitamina B5;
  • Ácido fólico;
  • Biotina;
  • Selênio;
  • Zinco.

As vitaminas A, C e E desempenham diversas funções no organismo e possuem ação antioxidante, que combate os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento.

A vitamina A exerce um papel essencial na formação dos ossos, unhas e cabelos, tem ação protetora da pele e ainda ajuda o sistema imunológico.

Já a vitamina C é fundamental para a síntese do colágeno, ela faz com que o corpo transforme o colágeno em uma proteína benéfica.

Dessa forma, o Colágeno Hidrolisado que contém essas vitaminas são muito mais eficientes e proporcionam resultados mais rápidos.

Quer conhecer mais sobre o colágeno que é específico para a pele e aproveitar todos os benefícios que ele pode te oferecer?

Veja: Colágeno Verisol | Conheça seus 5 Benefícios!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!