Tem artrite? Confira dicas para amenizar as dores nas articulações

Compartilhe com seus amigos!

A artrite é uma inflamação que prejudica as articulações e provoca dores constantes. Também chamada de osteoartrite, a artrite é muito comum e atinge mais de 2 milhões de brasileiros todos os anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite é mais comum a partir dos 40 anos e ataca duas vezes mais as mulheres que os homens. Contudo, como as demais doenças inflamatórias crônicas, também pode se manifestar nos homens e no período da adolescência.

Sofre com dores e rigidez nas articulações? Leia o artigo até o final para descobrir dicas para amenizar as dores nas articulações.

Diferença entre artrite e artrose

Antes de mais nada, você precisa entender a diferença entre a artrite e artrose. As doenças costumam ser confundidas porque ambas provocam dores articulares e rigidez. No entanto, enquanto a artrite se caracteriza pela inflamação das articulações, a artrose leva a degeneração das cartilagens e articulações.

Uma das causas da artrose, inclusive, é a artrose, já que a inflamação contribui para a destruição das cartilagens. Por esse motivo, é preciso tratar a artrite logo no início, a fim de evitar que ela evolua para a artrose, que é muito mais demorada e complexa de tratar do ponto de vista médico.

Causas da artrite

artrite nas maos

Uma das principais causas da artrite é o processo natural de envelhecimento, visto que a produção orgânica de algumas substâncias importantes para a saúde das articulações é reduzida gradativamente. Entre elas podemos citar o colágeno tipo 2 e o ácido hialurônico.

O colágeno tipo 2 é uma proteína fundamental para a formação das cartilagens que protegem as articulações e também para manter a integridade de outras partes do sistema músculo esquelético como os tendões, ligamentos e músculos.

em o colágeno tipo 2, toda a sustentação do corpo é prejudicada e com o enfraquecimento das cartilagens, essas se tornam mais propícias a inflamações como a artrite.

Já o ácido hialurônico é responsável por lubrificar as articulações, facilitando o deslizamento entre um osso e outro e evitando atritos e desgastes. Além disso, o ácido nutre o tecido cartilaginoso, prevenindo as inflamações.

A degradação dessas duas substâncias não é causada só pela idade, existem outros fatores que aceleram o envelhecimento e, consequentemente, a redução dos níveis de colágeno tipo 2 e ácido hialurônico como o estresse, a privação do sono, a exposição solar inadequada e a má alimentação, para citar alguns exemplos.

Além da falta de colágeno tipo 2 e do ácido hialurônico, também existem outras causas para o surgimento da artrite:

  • Traumas e lesões;
  • Infecção por vírus, fungos ou bactérias;
  • Herança genética;
  • Excesso de peso.

A comunidade médica não chegou a um consenso, mas todos os fatores acima citados podem influenciar na aparição do problema. Por isso, invista em um estilo de vida saudável e na suplementação de colágeno tipo 2 e ácido hialurônico de alto peso molecular e evite a artrite.

4 Principais tipos de artrite

tipos de artrite

Talvez você não saiba, mas existem vários tipos de artrite. A seguir, você encontra um breve resumo dos 4 principais tipos de artrite:

  1. Artrite degenerativa: esse é o tipo mais comum de artrite e aquele que surge em decorrência do desgaste das articulações pelo tempo e pela idade. Com exercícios físicos, suplementação e bons hábitos alimentares é possível evitar a sua aparição;
  2. Artrite inflamatória: a artrite inflamatória, ou artrite reumatóide, acontece quando o próprio sistema imunológico ataca as articulações e outras estruturas do corpo. Um exemplo é o lúpus. Esse tipo de artrite não tem cura, mas pode ser contido com o diagnóstico precoce e tratamentos;
  3. Artrite metabólica: essa artrite surge quando os níveis de ácido úrico estão tão elevados no organismo que há a formação de cristais em algumas partes do corpo, levando ao inchaço, dores e rigidez. O nome popular para essa condição é gota e costuma ser mais comum em homens, diferente dos outros tipos de artrite;
  4. Artrite infecciosa: quando as articulações entram em contato com algum fungo, bactéria ou vírus, é possível que seja desencadeada uma inflamação que evolua para um quadro de artrite. Se não for tratada corretamente, pode se tornar crônica.

Sintomas de artrite

sintomas de artrite

Além das dores articulares, pessoas com artrite podem apresentar inchaço nas articulações, rigidez para se movimentar, sensação de calor e vermelhidão ao redor das juntas e até mesmo deformidade nos casos mais severos.

Se você estiver sentindo um ou mais sintomas de artrite, procure um médico especialista para iniciar o tratamento o mais breve possível e evitar o agravamento da doença.

Tratamento para artrite

tratamento para artrite

Os tratamentos para artrite podem variar conforme o seu tipo e o foco está na redução das dores nas articulações e melhora na mobilidade. Confira as dicas de tratamentos abaixo para amenizar as dores e conter o avanço da artrite:

  • Fisioterapia;
  • Exercícios físicos para fortalecimento muscular e das articulações;
  • Uso de anti-inflamatórios, antibióticos e outros medicamentos para redução de dores;
  • Compressas;
  • Evite alimentos que pioram a artrite como os ricos em açúcar, sódio e laticínios.

Dessa forma, fica mais fácil conviver com a artrite e ter uma vida mais confortável e livre de dores.

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!