Aprenda a se livrar das rugas no rosto

Que tal aprender mais sobre como surgem as rugas no rosto e o que você pode fazer para se livrar desse problema? Essa é a proposta desse artigo que reuniu tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Talvez você ainda não saiba, mas existem inúmeras formas de manter a pele jovem por mais tempo e é mais fácil do que você imagina conseguir esse feito. Quer saber mais? Acompanhe o artigo até o final!

Diferença entre linhas de expressão e rugas no rosto

diferenças entre linhas de expressão e rugas no rosto

Compreender a diferença entre as linhas de expressão e as rugas no rosto é o primeiro passo para entender a formação desses sinais.

As linhas de expressão são marcas que aparecem apenas quando movimentamos o nosso rosto. Ou seja, os sinais que surgem sempre que sorrimos, fechamos os olhos ou qualquer outro tipo de expressão. Essas linhas também são chamadas de rugas dinâmicas, porque de fato são: só aparecem quando os músculos são acionados.

Já as temidas rugas no rosto são estáticas. Essas marcas não necessitam de ação para aparecer e são uma evolução das linhas de expressão e um dos principais sinais do envelhecimento.

Embora sejam tipos diferentes de rugas, ambas são causadas por motivos semelhantes. Continue a leitura para conhecer as causas desse incômodo estético.

Principais causas das rugas no rosto

principais causas das rugas no rosto
As rugas no rosto são um dos sinais de que a idade está chegando. Mas, engana-se quem pensa que esse é um problema que atinge apenas os mais velhos. Com os maus hábitos, as rugas no rosto também podem aparecer de forma precoce.

A degradação do colágeno tipo 1 e 3 é a principal causa por trás das rugas no rosto. Essa proteína é responsável por fornecer sustentação e firmeza para a pele, mas o organismo não consegue manter o nível de sua produção equilibrado após os 25 anos, tampouco realizar corretamente a sua síntese para que a proteína possa cumprir a sua função.

Fora o fator interno de degradação do colágeno causado pelo processo natural de envelhecimento, existem outros hábitos e fatores externos que podem contribuir para a aparição das rugas no rosto.

Confira as 5 principais abaixo:

  1. Fotoenvelhecimento: a exposição solar sem proteção causa não só o envelhecimento precoce e as rugas no rosto, como também aumenta a possibilidade de desenvolvimento do câncer de pele. Tudo isso porque os raios UV aumentam a ação dos radicais livres, que prejudicam as células e impedem a sua renovação;
  2. Fumar: assim como a radiação ultravioleta, o tabaco aumenta a oxidação dos nossos tecidos, inclusive a pele. Além disso, fumar pode causar câncer nos pulmões e outras doenças;
  3. Gravidade: a gravidade também é responsável pelas rugas no rosto. Conhecidas como rugas gravitacionais, são mais comuns em pessoas com mais de 50 anos, pois com o tempo o efeito gravitacional puxa a nossa pele para baixo, assim como os seios no caso das mulheres, por exemplo;
  4. Dormir mal: dormir pouco ou dormir de bruços contribui para a aparição das rugas no rosto. No primeiro caso, dormir pouco atrapalha a renovação celular e o metabolismo de algumas proteínas que só acontece enquanto dormimos. Já em relação a dormir de bruços, o ato de amassar os músculos da face contra o colchão ou travesseiro provoca as temidas rugas do sono;
  5. Má alimentação: alimentos industrializados, ricos em gordura e açúcar enfraquecem as fibras de colágeno e aumentam os sinais precoces de velhice, como as rugas no rosto.

Tratamentos para rugas no rosto

opções de tratamentos para rugas no rosto

Existem várias formas de suavizar ou eliminar as rugas no rosto e hoje você vai conhecer os principais métodos de combate a essas marcas na face. Veja:

  • Hidratação: a hidratação é uma grande aliada no combate as rugas no rosto, tanto a interna quanto a externa. Quando falamos de interna, nos referimos ao consumo de água, que ajuda na renovação celular e hidratação dos tecidos. A externa se refere ao uso de hidratantes faciais, cremes anti-idade e antirrugas com efeito firmador e de preenchimento. Essas duas juntas são capazes de eliminar as linhas finas e reduzir as profundas, além de ser um bom tratamento caseiro para rugas no rosto;
  • Suplementação: colágeno com ácido hialurônico não só previnem a formação de rugas no rosto, como também são a melhor forma de tratá-las, pois agem de dentro para fora. O colágeno verisol tem efeitos comprovados na melhora do tônus da pele, conferindo maciez, elasticidade e firmeza. Já o ácido hialurônico preenche as linhas de expressão e combate os radicais livres, evitando a aparição dos sinais de envelhecimento;
  • Aplicação de toxina botulínica: apesar de ser um tratamento mais invasivo, a aplicação da toxina botulínica impede os impulsos nervosos nas regiões em que a movimentação do rosto é mais intensa, além disso é feito de forma rápida até mesmo em consultórios odontológicos;
  • Preenchimento com ácido hialurônico: além de ser usado como suplementação, o ácido hialurônico pode ser utilizado no preenchimento de rugas e linhas de expressão como o bigode chinês, também chamado de sulco nasogeniano, e os pés de galinha.

O mercado de beleza investe cada vez mais em soluções para amenizar essas marcas que são capazes de abalar a autoestima de homens e mulheres. Por esse motivo, consulte um dermatologista e crie já um plano de combate as rugas no rosto!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: