Diferente das versões mais conhecidas da proteína, o colágeno não hidrolisado tipo 2 é um suplemento de colágeno muito mais importante para a saúde do que para a beleza. Essa substância é capaz de recuperar a mobilidade e a qualidade de vida perdidas com a chegada da idade.
Como existem diversas variações do colágeno, o foco desse artigo é explicar para que serve o colágeno não hidrolisado tipo 2, seus benefícios, a diferença entre ele e o colágeno hidrolisado e muito mais.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então acompanhe o artigo até o fim!
Diferença entre colágeno hidrolisado e colágeno não hidrolisado tipo 2
O colágeno hidrolisado é aquele que passa pelo processo de hidrólise para que suas moléculas sejam super aquecidas e quebradas em partículas menores. Essa é uma estratégia para que a proteína seja melhor absorvida pelo organismo e possa trazer todos os benefícios para os quais se destina: beleza da pele, unhas e cabelo.
Já o colágeno não hidrolisado tipo 2 conta com moléculas maiores, pois não passa pelo processo de hidrólise. Dessa forma, mantém intactas as propriedades da substância e é feito em temperaturas mais baixas, que não alteram as suas estruturas.
A verdade é que não existe colágeno hidrolisado do tipo 2, apenas os tipos 1 e 3 podem ser encontrados na forma hidrolisada.
O que é o colágeno não hidrolisado tipo 2?
O colágeno não hidrolisado tipo 2 é um tipo de ativo muito utilizado por nutricosméticos. Ele é responsável por ajudar na reconstrução das cartilagens e fortalecimento do sistema músculo esquelético e, portanto, muito importante para idosos, esportistas e pessoas com sobrepeso que costumam forçar mais as articulações que os demais.
Essa substância é utilizada para repor o colágeno tipo 2 gerado naturalmente pelo nosso organismo. Embora o corpo seja apto para produzir a proteína, depois dos 25 anos essa capacidade de produção começa a reduzir gradativamente:
- 65% de colágeno aos 30 anos;
- 50% de colágeno aos 50 anos;
- 25% de colágeno a partir dos 65 anos.
Essa queda nos níveis de colágeno tipo 2 gera desgastes e atritos entre os ossos, levando a aparição de dores, redução da mobilidade e inflamações como a artrite. Para evitar esses problemas é que existe o colágeno não hidrolisado tipo 2, que pode ser consumido sozinho ou em conjunto com outras vitaminas, sais minerais e proteínas para potencializar seus efeitos e benefícios para a saúde.
Colágeno não hidrolisado tipo 2 engorda?
Os suplementos feitos de colágeno não hidrolisado tipo 2 geralmente não tem calorias suficientes para causar alterações significativas no peso, desde que consumidos de acordo com as recomendações das fabricantes.
No entanto, vale a pena checar no rótulo se o nutricosmético conta com açúcares, adoçantes e lactose que podem aumentar a carga calórica do produto. O ideal é sempre optar por colágeno não hidrolisado tipo 2 em sua forma mais natural possível, sem adição de glúten e corantes que além de causar inchaço, também provocam alergias.
5 benefícios do colágeno não hidrolisado tipo 2
Você já sabe que o colágeno não hidrolisado tipo 2 atua na região das articulações, mas agora é hora de entender melhor todos os benefícios que o seu uso pode trazer:
- Redução das dores nas articulações: o uso do colágeno não hidrolisado tipo 2 desacelera a destruição das cartilagens, responsáveis por proteger as articulações da ação do tempo;
- Fortalecimento do metabolismo ósseo: o colágeno tipo 2 ajuda na formação dos ossos e fortalecimento do esqueleto. A suplementação com a proteína pode acelerar a recuperação de ossos quebrados também;
- Melhora da mobilidade: com os níveis adequados de colágeno, a rigidez nas articulações é eliminada e você consegue se movimentar com mais facilidade e menos desconforto;
- Combate e previne inflamações nas articulações: se você sofre com artrite, artrose, bursite ou qualquer outra inflamação na articulação, o colágeno não hidrolisado tipo 2 é tudo o que você precisa para aliviar as dores causadas por essas doenças. Ademais, o suplemento também ajuda a prevenir o surgimento dessas condições;
- Aumenta a síntese de colágeno: nutricosméticos a base de colágeno não só repõe o colágeno perdido pelo organismo como também estimulam a produção natural da proteína e ajudam a regular a síntese e metabolismo dela.
Basicamente, o colágeno não hidrolisado tipo 2 é recomendado para qualquer pessoa que tenha problemas nas articulações: os idosos porque já contam com as cartilagens mais desgastadas pelos efeitos da idade; os esportistas em razão dos exercícios de alto impacto e pessoas com sobrepeso porque as articulações não estão preparadas para suportar o peso extra.
Contudo, se você quer se prevenir e ter articulações saudáveis por mais tempo e driblar as dificuldades trazidas pela idade, consulte um médico e dê a sua suplementação o quanto antes!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: