Rugas na testa: principais causas, como evitar e como tratar!

Compartilhe com seus amigos!

Se você tem um vinco vertical na testa ou um acúmulo de linhas horizontais toda vez que mexe os músculos faciais, você provavelmente tem rugas na testa. E engana-se quem pensa que esse é um problema exclusivo das mulheres, as rugas na testa em homens são tão comuns quanto no sexo oposto.

Sejam apenas linhas de expressão ou uma ruga glabelar profunda, as rugas na testa são um dos primeiros sinais do envelhecimento da pele e da degradação de substâncias importantes para a sua jovialidade.

Nesse artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre as causas das rugas na testa, como evitar esse problema e os principais tratamentos e procedimentos estéticos disponíveis para acabar com elas.

Aproveite para compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Como surgem as rugas na testa?

causas das rugas na testa

As rugas na testa surgem principalmente pela falta de colágeno, ácido hialurônico e elastina. Todas elas são encontradas organicamente no nosso corpo, com maior concentração na pele, até os 25 anos de idade em média. Daí em diante elas entram em um ciclo de degradação que é natural do processo de envelhecimento.

Veja abaixo um detalhamento dos nutrientes:

  • Colágeno: o colágeno é uma proteína que, basicamente, ajuda na formação dos tecidos do corpo. Existem variedades da proteína no organismo e os tipos 1 e 3 são os principais responsáveis pela sustentação e firmeza da pele. Logo, sem ele as chances de surgirem as rugas na testa são intensificadas;
  • Elastina: a elastina também é uma proteína, mas focada na elasticidade e resistência da pele e suas extensões. Apesar de existir em menor quantidade que o colágeno, é importante porque auxilia na formação das artérias, pulmões e ligamentos, além de evitar a formação de rugas na testa.
  • Ácido hialurônico: o ácido hialurônico é um nutriente que traz benefícios tanto para a pele quanto para as articulações, a depender do seu peso molecular. Quando se trata de rugas na testa, por exemplo, esse nutriente funciona como um preenchedor natural, melhorando a sustentação e a hidratação da pele.

Além do envelhecimento natural, hábitos nocivos também podem acelerar a degradação dessas três substâncias mencionadas acima, levando ao surgimento das temidas rugas na testa. São eles: fumar, beber, tomar sol em horários inapropriados, má alimentação e tudo o que contribui para o aumento da ação dos radicais livres.

Rugas na testa na adolescência

Em geral não é muito comum que uma pessoa tenha rugas na testa na adolescência, especialmente porque elas surgem geralmente após a segunda década de vida. Mas isso não significa que não possa acontecer.

Quando somos jovens, as rugas na testa costumam aparecer principalmente em razão das muitas expressões faciais exageradas que fazemos e que ajudam a baixar os níveis de colágeno e ácido hialurônico na pele.

Além disso, essa costuma ser uma fase em que negligenciamos mais os bons hábitos e, portanto, é mais comum mantermos uma alimentação desregrada, perder muitas noites de sono e não utilizar protetor solar, fatores que aceleram o envelhecimento.

No entanto, na adolescência a pele tem um poder de regeneração maior e, consequentemente, os tratamentos para amenizar as rugas na testa são bastante efetivos, bem como as medidas de prevenção existentes. O mesmo se aplica para quem tem rugas na testa aos 18 anos ou rugas na testa aos 20 anos.

Evite a formação das linhas de expressão e rugas

rugas na testa

A melhor forma de não ter que lidar com rugas na testa, certamente é prevenindo a sua pele do surgimento precoce dessas linhas de expressão. Como você leu acima, quanto mais o tempo passa, mais os níveis de colágeno e ácido hialurônico diminui. Logo, se você quer evitar esse problema, a melhor forma é realizando a suplementação.

Para repor o colágeno, procure por suplementos de colágeno hidrolisado tipo 1 e 3 ou aqueles com peptídeos bioativos de colágeno verisol, específico para cuidados com a pele, unhas e cabelos. Se o produto contar com um mix maior de vitaminas e sais minerais que inclua a elastina, mais benéfico ele será na prevenção contra as rugas na testa.

Quanto ao ácido hialurônico, ele precisa ser de baixo peso molecular e específico para cuidados com a pele. É possível encontrar nutricosméticos que incluam a substância em conjunto com o colágeno, como o Avane Skin da Biosanté, por exemplo.

Ao utilizar um suplemento alimentar de confiança associado a um estilo de vida saudável e uma rotina de cuidados com a pele do rosto, você estará preparado para evitar as rugas na testa por muitos anos.

Como tratar as rugas na testa

preenchimento para rugas na testa

Se mesmo seguindo as dicas de prevenção, você ainda desenvolveu as rugas na testa, não se preocupe! Além de ser natural, existem várias formas de tratar o problema e suavizar os vincos na pele. Conheça os principais abaixo:

  1. Uso de adesivos anti rugas na região da testa;
  2. Uso de cremes anti-idade;
  3. Preenchimento facial com ácido hialurônico;
  4. Acupuntura;
  5. Ginástica facial;
  6. Toxina Botulínica.

Você sofre com rugas na testa? Deixe nos comentários suas principais dúvidas a respeito do problema para que nossa dermatologista possa esclarecer todas elas!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!