Tendinite tem cura? Descubra aqui!

Compartilhe com seus amigos!

A tendinite é uma inflamação muito comum e uma das principais doenças ocupacionais e causas de afastamento do trabalho. Ela atinge os tendões, causando dores nas articulações e dificuldades de mobilidade. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a tendinite tem cura e nesse artigo você confere todas as dicas para acabar com esse problema!

Regiões afetadas pela tendinite

tendinite

Antes de nos aprofundarmos nas causas por trás da tendinite e todos as formas de amenizar as dores causadas pela inflamação, conheça as principais regiões afetadas por ela e as principais formas de tendinite:

  • Tendinite no ombro;
  • Tendinite na mão;
  • Tendinite no pulso;
  • Tendinite no antebraço;
  • Tendinite no cotovelo;
  • Tendinite no pé;
  • Tendinite no joelho.

Embora essas sejam as principais regiões, qualquer local do corpo protegido por um tendão pode sofrer com a tendinite.

Tendinite e a deficiência de colágeno

Os esforços repetitivos de uma parte específica do corpo são as principais causas da tendinite. Esses movimentos repetitivos desgastam o colágeno tipo 2, proteína que mantém a integridade dos tendões, levando ao surgimento da inflamação.

Observe que sem o colágeno tipo 2, as estruturas que compõem os tendões como os ligamentos, músculos, ossos e o tecido conjuntivo como um todo, ficam fragilizadas e propícias a rompimentos e inflamações como a tendinite.

Apesar dos esforços repetitivos causarem a degradação da proteína, o processo natural de envelhecimento também contribui e muito para isso. Não à toa a tendinite e outros problemas de mobilidade são mais comuns em adultos, especialmente os idosos.

Principais causas por trás da tendinite

causas da tendinite

Mesmo sabendo que muitas vezes a tendinite aparece pelo desgaste das articulações causada pela degradação do colágeno, também existem outras causas por trás do problema que, inclusive, podem fazer com que ele surja antes mesmo da fase adulta.

O excesso de peso, por exemplo, pode sobrecarregar os tendões e forçar uma contração não natural dos músculos do corpo, levando ao surgimento de inflamações. O mesmo acontece com profissionais que praticam atividades repetitivas: digitadores, professores, pintores, trabalhadores braçais, tenistas, entre outras.

A má postura, falta de alongamento ou aquecimento antes e após os exercícios físicos podem causar lesões e traumas que desencadeiam a tendinite.

Por fim, as doenças autoimunes também podem causar a tendinite. Nesse caso, o próprio sistema imunológico passa a atacar os tendões.

Sintomas de tendinite

sintomas de tendinite

Para descobrir se você está mesmo sofrendo de tendinite, é recomendado consultar um ortopedista ou fisioterapeuta, profissionais capacitados para diagnosticar a doença. Antes de procurar o médico, você pode avaliar se conta com alguns dos sintomas abaixo:

  1. Vermelhidão;
  2. Dor e dificuldade para se movimentar;
  3. Inchaço;
  4. Ardência e calor na região afetada;
  5. Caroços;
  6. Redução da força;
  7. Atrofia muscular.

Caso apresente algum deles, marque uma consulta para confirmar o diagnóstico de tendinite e encontrar a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Como prevenir a inflamação

Se você não quer correr o risco de sofrer com a tendinite e ter que enfrentar algum tipo de tratamento para reverter a situação, a melhor opção é sempre a prevenção. A verdade é que evitar a inflamação dos tendões não é muito difícil, basta seguir as dicas abaixo:

  • Realizar aquecimento antes de qualquer exercício físico;
  • Fazer alongamento após as atividades físicas;
  • Manter uma alimentação balanceada e rica em vitamina C;
  • Fazer suplementação de colágeno tipo 2 e ácido hialurônico com nutricosméticos de confiança;
  • Evitar realizar movimentos repetitivos por muito tempo. Se não puder evitar, faça pausas para descansar os músculos e tendões.

Tratamentos para tendinite

Os tratamentos para tendinite podem variar conforme a gravidade do problema. Por se tratar de uma inflamação, o uso de medicamentos anti-inflamatórios costuma ser a primeira forma de aliviar as dores. No entanto, não se automedique, pois isso pode piorar o quadro de inflamação. Apenas o médico pode prescrever a dosagem correta e a duração da medicação.

As compressas quentes e frias são tratamentos caseiros para a tendinite que amenizam o inchaço e a vermelhidão e que não tem nenhuma contraindicação. Quando associadas ao repouso, ajudam a diminuir as dores e o desgaste causado pelos movimentos repetitivos.

tratamento para tendinite

Infelizmente, à medida que a tendinite se agrava, os tratamentos caseiros citados acima já não são suficientes para aliviar as dores da inflamação. Nesse caso, o fisioterapeuta pode recomendar sessões de fisioterapia que ajudem a fortalecer os tendões e acelerar o processo de cura da tendinite.

Outra opção consiste na aplicação de injeções de corticoides na região afetada, a fim de amenizar os sintomas da tendinite.

Mesmo não sendo muito comum resolver a tendinite com cirurgias, quando nenhum dos tratamentos é capaz de resolver o problema, os médicos costumam recomendar a realização delas para remover os tecidos afetados. Portanto, evite a evolução da tendinite e busque um estilo de vida mais confortável e saudável. Com certeza o seu sistema músculo esquelético agradecerá!

Gostou do conteúdo? Fique de olho no blog para mais artigos como esse!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!