Dicas e cuidados para lidar com a pele oleosa

Compartilhe com seus amigos!

A pele oleosa é um dos tipos mais comuns no Brasil e pode ser um pesadelo na vida das pessoas, caso não seja tratada corretamente. Com poros mais dilatados, sebo e brilho em excesso e tendência a acne, certamente a pele oleosa precisa de uma atenção especial para permanecer bonita e saudável.

pele oleosa saudavel

Mas não se preocupe, com as dicas desse artigo você não precisa mais fazer parte do grupo das pessoas que sofrem por terem a pele oleosa! É hora de fazer as pazes com a sua pele, descubra como a seguir.

Causas da pele oleosa

Conhecer as causas da pele oleosa é importante porque pode te ajudar a prevenir o surgimento desse quadro. Veja algumas das principais:

  1. Efeito rebote: essa é uma causa clássica quando não se há conhecimento suficiente sobre o tipo de pele. Acontece quando lavamos o rosto mais vezes do que o necessário por dia e utilizamos produtos que retiram toda a oleosidade da pele no intuito de deixá-la “sequinha”. Infelizmente, o que acontece é que na falta de oleosidade, a pele se vê obrigada a produzir mais sebo, aumentando ainda mais os sintomas de pele oleosa;
  2. Passar as mãos no rosto com frequência: o hábito de passar as mãos no rosto não só causa a oleosidade, como aumentam as chances de promover a aparição de cravos e espinhas. As mãos podem arrastar a sujeira de um lado para o outro, entupindo os poros e causando inflamações;
  3. Usar produtos para outro tipo de pele: a pele oleosa precisa de ativos específicos para se manter saudável e com um nível equilibrado de produção de sebo. Utilizar produtos para outro tipo de pele pode estimular ainda mais a produção de óleo;
  4. Exposição solar sem proteção: além do fotoenvelhecimento, a exposição solar sem proteção também aumenta a atividade das glândulas sebáceas, devido ao calor. Portanto, não se engane com o aspecto seco da pele no sol, nos dias seguintes sua pele pode ficar ainda mais oleosa;
  5. Falta de hidratação: muitos acreditam que a pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso é mito. A hidratação é um passo essencial para qualquer tipo de pele, inclusive a oleosa.

Pele oleosa: homens

pele oleosa homens

Os homens não estão imunes a pele oleosa. Aliás, esse é um problema bem comum entre eles, pois os níveis de produção de testosterona e sebo dos homens é muito maior que nas mulheres: 10 vezes mais e 2 vezes mais, respectivamente.

Além disso, os poros ainda são encarregados de suportar os pelos da barba, que se não encontram espaço para nascer, encravam e geram problemas como a foliculite. O couro cabeludo também é afetado por essa produção de oleosidade e sem uma rotina de cuidados específica, pode levar a quadros de caspa e seborreia.

Felizmente, existem diversas produtos e maneiras de controlar a oleosidade, tanto para os homens, quanto para as mulheres.

Pele oleosa com acne

pele oleosa com acne

A pele oleosa e a pele acneica estão relacionadas, pois quanto mais oleosa a pele, maior a tendência a apresentar cravos e espinhas. Afinal, cravos e espinhas nada mais são que consequências de poros entupidos.

Os cravos são o sebo produzido por poros entupidos por sebo e queratina. A espinha, por sua vez, é uma evolução do cravo e surgem quando eles sofrem uma inflamação por bactérias. Logo, quando a pele produz oleosidade e sebo em excesso, os poros não dão conta de expelir tudo e acabam entupindo.

Pelo mesmo motivo não é recomendado passar as mãos no rosto. Às vezes, sem perceber levamos ao rosto as mãos sem higienização, contribuindo para que as bactérias possam atacar os poros e provocar as espinhas. Ou pior, arrastamos a sujeira da pele para dentro dos folículos, visto que estes são mais largos em peles oleosas, repetindo o processo de entupimento.

Portanto, é essencial manter uma rotina de cuidados e não passar as mãos no rosto, especialmente sem lavá-las.

Pele oleosa: como tratar?

cuidados com pele oleosa

O primeiro passo é consultar um dermatologista, pois ele é profissional que pode acompanhar a evolução da sua pele e indicar os melhores cuidados para ela. Depois, você pode seguir as nossas dicas e conquistar uma pele mais bonita e saudável, mesmo que oleosa:

  • Tenha uma rotina de cuidados: a rotina coreana caiu nas graças das brasileiras e não foi a toa. Ter uma rotina de cuidados com a pele que inclua limpeza, tonificação e hidratação, garante maciez, redução de manchas, menos cravos e espinhas e controle da oleosidade;
  • Utilize produtos mais fluidos: na hora de escolher os hidratantes faciais e outros produtos para a pele, opte sempre por aqueles com textura em gel, com efeito mate ou séruns e cremes mais fluidos . Esses tipos de produtos para pele oleosa não pesam a pele, não acrescentam brilho e hidratam ao mesmo tempo;
  • Evite o consumo de açúcar e gordura: o consumo de gordura e açúcar também aumenta a produção de brilho e oleosidade, por isso é muito importante manter uma dieta equilibrada e com alimentos que controlam o sebo, como os ricos em vitamina A, vitamina E e zinco.

Com cuidados básicos, a pele oleosa não precisa ser um problema. Basta ter disciplina e evitar que o quadro de oleosidade piore.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos e aproveite para conferir esse outro sobre pele seca.

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!