Rotina Coreana: 10 Passos para a Pele Brasileira!

Compartilhe com seus amigos!

Você conhece a rotina coreana de cuidados com a pele?

As coreanas são famosas mundialmente por terem uma pele perfeita e esse glow de porcelana que elas possuem não é à toa.

Elas fazem um ritual de beleza que reúne pelo menos 10 passos, assim a pele das asiáticas não tem nada de acne, manchas ou rugas.

Mas essa pele impecável não se resume a questões genéticas ou investimentos caríssimos em cremes importados. As coreanas simplesmente são disciplinadas e seguem todo o passo a passo diariamente e conseguem alcançar a cútis ideal.

Cada passo tem as suas particularidades, alguns são feitos de manhã e à noite e outros são colocados em prática apenas uma vez ao dia.

Agora, vamos mostrar os segredos por trás da beleza delas e como adaptar essa rotina à pele das brasileiras, para que você consiga os mesmos resultados.

Siga a sequência de cuidados e tenha o seu rosto transformado! Confira!

1. A história da Rotina Coreana

2. O cuidado com a pele está em primeiro lugar

3. Os 10 passos da Rotina Coreana

4. Rotina Coreana com produtos de farmácia e baratos

5. Rotina Coreana com produtos veganos

6. Cuidados com o cabelo na Rotina Coreana

7. Dicas importantes

A história da Rotina Coreana

rotina coreana tipos pele

Não se sabe ao certo quando começou essa febre com os produtos coreanos de beleza, mas o fato é que os dermocosméticos da Coreia do Sul estão atraindo cada vez mais pessoas do mundo todo, inclusive as brasileiras.

O que sabemos é que o sucesso do K-pop acabou influenciando os jovens dos Estados Unidos, da Europa e da América do Sul e eles não estão acompanhando apenas as novidades dos seriados e da música, mas também o modo como se vestem e maquiam, copiando também a rotina de beleza.

Normalmente, os produtos usados para os cuidados com a pele e de maquiagem coreanos são voltados para dar um ar mais natural, de saúde e essa tendência está conquistando o mundo todo.

Até as grandes empresas de cosméticos entraram nessa onda e esses produtos com o aspecto mais natural estão sendo incorporados pelas marcas famosas.

No ano de 2017, o mercado de beleza da Coreia do Sul movimentou em torno de US$ 13 bilhões, aproximadamente R$ 48 bilhões, sendo um valor muito expressivo.

Grande parte desse sucesso se deve ao fato dos coreanos serem ousados e inovadores, a indústria da beleza no país está cerca de 10 a 12 anos à frente dos demais países do mundo.

Desse modo, o K-beauty vai muito além de uma modinha, o que está acontecendo é que o resto do mundo está correndo para alcançar a qualidade dos produtos da Coreia do Sul e tudo isso só foi possível, por causa dos blogs de beleza, YouTube e Instagram.

Cuidado com a pele está em primeiro lugar

rotina coreana adaptada

As coreanas levam muito a sério os cuidados com a pele, a rotina de beleza faz parte da cultura das coreanas, desde muito novas elas já começam a cuidar do rosto.

Isso acontece, porque as asiáticas querem ter a pele o mais saudável possível, para que não precisem usar muitos produtos de maquiagem para cobrir imperfeições como as manchas.

A maioria das brasileiras estão acostumadas a fazer apenas três etapas na rotina de cuidados com a pele, que são: limpar, tonificar e hidratar.

Já na Coreia do Sul, o processo de cuidados pode chegar a ter até doze passos e as coreanas sempre focam em produtos que sejam muito hidratantes e que deixam a pele com bastante viço.

Se você achar interessante, também pode assistir esse vídeo sobre os 10 passos da rotina coreana:

Muitas pessoas podem achar um exagero, o que de fato é, mas em cada passo elas estão nutrindo a pele com substâncias diferentes e de ótima qualidade.

A Coreia do Sul realiza muitas pesquisas e traz muita inovação em termos de dermocosméticos, já que lá existem muitas empresas competindo nesse setor pela preferência das consumidoras asiáticas, que são extremamente exigentes.

Assim, a indústria coreana de beleza está sempre apostando em novos ingredientes, alguns exclusivos, que as empresas americanas ou européias não imaginariam desenvolver.

Entre os diversos ingredientes únicos dos coreanos, tem a mucina de caracol (aquela substância viscosa que ele produz ao se locomover), que é utilizada em hidratantes, também usam pérolas nos iluminadores e o própolis das abelhas para deixar a pele mais nutrida e macia.

E assim, as coreanas sempre tem em primeira mão os produtos mais modernos e eficientes de cuidados com a pele.

Os 10 passos da Rotina Coreana

Essa tabela irá ajudar a não confundir o que deve ser feito ao acordar e no período noturno e logo a seguir vem o passo a passo completo da rotina coreana, não perca:

passo passo rotina coreana

Passo #1: Limpeza à base de óleos

oleos limpeza facial e1549280657713

Na rotina coreana, a limpeza é dividida em duas fases e utilizam produtos com texturas diferentes para uma lavagem mais eficaz.

Nesta primeira fase, a limpeza é feita com produtos à base de óleos para remover a maquiagem mais pesada e as impurezas do rosto.

Assim, você deverá espalhar e massagear o produto oleoso por todo o rosto, pois ele tem a função de dissolver os resíduos do protetor solar, da poluição e até das maquiagens mais resistentes com muita delicadeza.

Mas como no Brasil o clima é bem mais quente e a pele da brasileira tende a ser mais oleosa, esse passo pode ser substituído perfeitamente pela água micelar ou um demaquilante bifásico, que funcionará muito bem e não deixará um efeito gorduroso no seu rosto.

Só é preciso realizar esse primeiro passo no período noturno, quando a limpeza deve ser mais profunda, durante o dia o segundo passo já é suficiente.

Passo #2: Limpeza a base de água

espuma limpeza facial e1549282702330

Já na segunda fase, as coreanas usam um produto aquoso, similar a água micelar, para retirar os resquícios de produtos espalhados pelo óleo. Nós usaremos produtos com fórmulas mais suaves e leves nesta etapa como gel de limpeza, mousses e espumas hidratantes.

Esse passo deve ser repetido diariamente, tanto de manhã quanto à noite.

Passo #3: Esfoliação

esfoliante facial rotina coreana 1 e1549282553386

Esse é o momento de realizar uma limpeza mais profunda. A esfoliação promove a renovação celular, eliminando as células mortas da camada superficial da pele, além de desobstruir os poros e deixar a pele mais macia, luminosa e uniforme.

Essa etapa também tem a função de aumentar a absorção dos produtos que serão usados na sequência.

Para garantir o resultado desejado podem ser utilizados produtos como sabonetes, cremes ou óleos que possuam ativos específicos ou grânulos.

O procedimento pode ser realizado em todos os tipos de pele, no entanto, é importante não abusar do esfoliante, você deverá fazer, no máximo, uma ou duas por semana.

Ressaltando que, não é preciso realizar movimentos rápidos e fortes, pois poderá machucar a região e, assim, você não terá o efeito desejado.

Passo #4: Tonificar

tonicos faciais e1549280287608

E seguimos com a limpeza: agora é o momento de tonificar! As coreanas utilizam esse produto de dia e à noite para finalizar a limpeza e remove qualquer resquício de produto ou sujeira que ainda possa ter no rosto, além do mais, o tônico reequilibra o pH da pele, que sofre alterações em razão de fatores climáticos e da maquiagem.

O tônico ainda promove vitalidade e aumenta o tônus, sendo um produto muito útil para as brasileiras que tenham peles mistas ou oleosas, já que ele limpa os poros e elimina o excesso de sebo.

Se você tem a pele normal ou seca, poderá dispensar essa etapa.

Passo #5: Máscara

mascara facial rotina coreana e1549280268612

Nesta etapa, as asiáticas usam máscaras de papel descartáveis, também conhecidas como sheet masks, que estão a cada dia mais populares.

Elas ficam embebidas em uma alta concentração de ativos com diversas finalidades, podem ser calmantes, clareadoras, hidratantes, desintoxicantes, regeneradoras, antiacne e muitas outras.

Vale a pena usar uma ou duas vezes por semana, de 15 a 20 minutos. Para manter os ativos por mais tempo e aumentar seus efeitos, depois de retirar a máscara, aproveite o restante do produto que está no rosto e massageie até que absorva por completo.

Se você tiver dificuldade em encontrar esse tipo de máscara facial, poderá usar a sua máscara preferida para substituir a etapa.

Passo #6: Essência

essencia rotina coreana e1549280789909

A utilização da essência é o principal passo da rotina de beleza das coreanas, mas ainda não é muito conhecido pelas brasileiras.

Trata-se de uma loção aquosa enriquecida com ativos reparadores e hidratantes, parecida com um sérum, porém com uma textura mais fluida.

A aplicação deve ser feita de dia e à noite, para promover a renovação celular e o aumento da elasticidade da pele.

A essência prepara o rosto para melhor receber o hidratante.

Passo #7: Tratamento

serum rotina coreana e1549281877238

Essa é a etapa em que as coreanas usam boosters e séruns para o tratamento de questões específicas como rugas, melasmas, acne, poros dilatados ou qualquer outro problema.

Enquanto os séruns agem nas camadas mais profundas da derme com seus ativos concentrados, os boosters são perfeitos para aqueles dias em que a sua pele precisa de um socorro rápido, bastando aplicar algumas gotas no rosto para ver a mágica acontecer.

Passo #8: Creme para a área dos olhos

creme area olhos rotina coreana e1549280223330

A região dos olhos é bastante sensível, por isso precisa de cuidados especiais.

As coreanas usam diariamente cremes específicos para hidratar, atenuar as linhas de expressão e olheiras, deixando um olhar iluminado e radiante.

Todos os movimentos que as asiáticas realizam são bem delicados. Portanto, aplique o creme dando leves batidinhas com o dedo anelar de dentro para fora, já que ele é mais fraco e faz menos pressão nos seus olhos.

Esse movimento ainda ativará a microcirculação sanguínea da região, reduzindo o inchaço.

Passo#9: Hidratação

hidratante facial rotina e1549281696590

Agora, sim, um passo que já faz parte da nossa rotina diária: o hidratante! Ele repõe a umidade da pele, eliminando as tensões e minimizando as rugas, devolvendo o aspecto luminoso e saudável.

Para essa etapa, você deverá escolher o creme de acordo com o seu tipo de pele.

Normalmente, as peles que vão de mistas a oleosas costumam se adaptar melhor com texturas mais leves como em gel ou séruns. As peles secas se comportam bem com cremes mais densos e cremosos. Já as peles sensíveis, exigem produtos sem fragrância e que tenham ação calmante.

Passo#10: Protetor Solar

protetor solar rotina e1549280170892

Por fim, temos um passo essencial: o protetor solar! As coreanas nem pensam em sair de casa sem passar o protetor solar antes.

O protetor solar nos protege do envelhecimento precoce, das manchas e do câncer de pele.

Veja também esse vídeo que mostra o passo a passo e alguns produtos coreanos que você pode acrescentar na sua rotina:

Rotina Coreana com produtos de farmácia e baratos

A rotina de cuidados com a pele coreana também pode ser feita com produtos de farmácia e que são mais baratos. Vamos mostrar produtos que são fáceis de ser encontrados em uma drogaria perto da sua casa e que ajudarão você a iniciar esse processo de beleza diário.

rotina coreana vegana

Assim, pela manhã você terá que fazer os seguintes passos com os produtos de farmácia: lavar com o produto a base de água, passar o tônico, o óleo essencial, sérum, creme para a região dos olhos, hidratante facial e protetor solar.

Já no período noturno será feito os passos a seguir: usar um demaquilante a base de óleo, fazer a limpeza a base de água com sabonete, o esfoliante, o tônico facial, o óleo essencial, o sérum, a máscara facial, o creme para os olhos e o hidratante facial.

Rotina Coreana com produtos veganos

A rotina coreana também pode ser seguida por adeptos do estilo de vida vegano. O mercado de cosméticos já conta com diversas opções nesse sentido, desde as mais caras, até as mais baratinhas.

Descubra mais sobre produtos de beleza veganos, orgânicos, naturais e que são livre de parabenos:

Cuidados com o cabelo na Rotina Coreana

Além da pele, as coreanas também têm cabelos muito bonitos, eles são sedoso, brilhantes e saudáveis.

rotina coreana cabelos

Vamos mostrar agora como elas cuidam dos cabelos, veja:

  • As asiáticas possuem uma boa alimentação. Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde dos cabelos e as vitamina A, C, D e E, biotina, ácido pantotênico, inositol, silício orgânico, magnésio e o zinco, contribuem para a manutenção de um cabelo forte e bonito;
  • Dormir bastante. É durante o sono que substâncias importantes são liberadas pelo nosso organismo. Entre elas estão os hormônios de crescimento GH e a melatonina, este último é produzido somente à noite e quando não dormimos bem ele fica escasso, provocando a queda de cabelo. A saúde dos nossos cabelos está relacionado diretamente com o sono e, por isso, as coreanas dormem no mínimo 8 horas por dia;
  • Beber água. Quase todas as características do cabelo como a aparência, maleabilidade e ficar sem frizz estão relacionadas com a capacidade de absorção de água. Assim, a água ajuda na absorção das vitaminas e promove um crescimento saudável dos cabelos, cerca de ¼ do peso dos fios são de água, portanto, beba 2 litros todos os dias para deixar as madeixas saudáveis e brilhantes. Além do que, a desidratação impacta diretamente no crescimento dos cabelos. Outra dica das coreanas é lavar os cabelos com água fria, pois sela as cutículas dos fios, deixando-os mais bonitos e brilhantes;
  • Seque os cabelos antes de dormir. As coreanas nunca deixam os cabelos molhados, pois o cabelo úmido fica mais frágil e o atrito com o travesseiro pode provocar a quebra dos fios, como também faz com que o couro cabeludo fique quente e úmido, tornando-o um ambiente ideal para a proliferação de fungos, provocando as temidas caspas;
  • Utilize escovas de cabelo que tenham cerdas naturais, pois elas fazem uma massagem natural no couro cabeludo, não danificam a estrutura do cabelo e ainda distribuem a oleosidade natural ao longo dos fios;
  • A coreanas não fazem experimentos nos cabelos com produtos que não conhecem a procedência, elas costumam consultar o cabeleireiro de confiança e usar produtos que são adequados aos seu tipo de cabelo, para que não haja erros;
  • As asiáticas também possuem o hábito de lavar os cabelos pelo menos uma vez por semana com vinagre, preferencialmente o de maçã, para ajudar a manter o nível correto de pH e também para fortalecer o couro cabeludo, livrando-se de caspas ou irritações.

Dicas importantes:

rotina coreana farmacia

  • Sempre procure um dermatologista antes de iniciar a sua rotina coreana, para que ele possa indicar os produtos que são adequados para o seu tipo de pele (oleosa, mista, seca, normal, sensível) e idade;
  • Nunca lave o rosto no chuveiro, a pressão forte da água agride a pele e a alta temperatura da água resseca a pele, o que não é nada bom para quem quer se manter jovem por mais tempo, já que a hidratação é tudo;
  • Quando for fazer a limpeza facial, não esfregue o rosto, faça sempre movimentos suaves e delicados. Ao enxugá-lo, apenas pressione a toalha levemente, até que absorva toda a água do seu rosto;
  • Procure utilizar sabonetes em creme para não deixar a pele repuxando;
  • Passe o tônico com algodão e logo em seguida dê leves batidinhas com os dedos anelar e médio para melhor absorção do produto;
  • Durante o dia, procure por hidratantes e protetores solares com a textura mais fluida e leve, para não deixar um aspecto pesado no seu rosto. Deixe os cremes mais concentrados para o período noturno;
  • O principal segredo para ter uma pele bonita e viçosa é limpando-a corretamente, de nada adianta passar mil cremes se você não higienizar a pele da forma adequada para receber os produtos e jamais durma com maquiagem, esse ato é um dos piores vilões da pele saudável.

Se você está buscando outro canal que dê dicas sobre beleza e rotina coreana, o Patty Simões é uma boa opção. Veja que interessante esse vídeo mostrando produtos para todos os tipos de pele:


Agora é só colocar em prática a rotina coreana e ver a sua pele cada dia mais bonita e radiante! Não perca mais nem um minuto para ter uma pele impecável!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!