Tudo sobre esfoliante para o rosto

Compartilhe com seus amigos!

Um bom esfoliante para o rosto pode ser a salvação para uma pele que não está com um aspecto tão bonito e saudável, assim como o uso de hidratantes para o rosto.

Essa etapa do skincare, que ficou ainda mais conhecida depois da rotina coreana, é fundamental para a remoção da camada de pele morta do nosso rosto, remoção de cravos e espinhas através da desobstrução dos poros, renovação celular e estímulo a produção de colágeno.

Se você tem interesse em saber mais sobre os benefícios do esfoliante para o rosto e qual a melhor opção para a sua pele, continue a leitura até o final!

Como usar o esfoliante para o rosto?

como usar esfoliante para o rosto

O esfoliante para o rosto é um produto de natureza mais agressiva, devido ao atrito que causa na pele. Por esse motivo, ele deve ser utilizado apenas de uma a duas vezes por semana para não agredir a pele.

O primeiro passo para usar o esfoliante facial é higienizar o rosto, pois como o produto irá agir nos poros, a pele precisar estar livre de sujeira (como sebo e restos de maquiagem) para que o esfoliante não a arraste para eles e cause o efeito contrário do desejado.

A sua aplicação deve ser feita de forma suave, com movimentos circulares pelo tempo recomendado pela fabricante ou até sentir que todas as áreas do rosto foram contempladas pela esfoliação.

A forma como você vai retirar o produto, difere de acordo com o tipo de esfoliante escolhido por você, como veremos mais adiante.

É importante utilizar protetor solar, hidratar bem a pele e evitar utilizar ácidos sempre que for feita uma esfoliação, pois o rosto se encontra mais sensível a luz solar e a produtos mais abrasivos.

Tipos de esfoliante para o rosto

Existem dois tipos de esfoliante para o rosto: o químico e o físico.

  1. Esfoliante físico: esse é o tipo mais conhecido e mais fácil de encontrar, trata-se de um esfoliante para o rosto que contém micropartículas que causam o atrito com a pele e removem as células mortas do rosto. Deve ser retirado com água;
  2. Esfoliante químico: esse tipo de esfoliante tem uma fórmula que provoca uma reação química e que vai levar a remoção das células mortas. Não tem textura e geralmente não precisa ser removido da pele, pois ela o absorve naturalmente após a massagem.

A principal diferença entre os dois tipos aqui citados está em relação com o meio ambiente. Logo, quando for escolher o seu esfoliante para não rosto, certifique-se de que as partículas dele – caso seja físico – são biodegradáveis ou feitas de substâncias que podem ser absorvidas na natureza.

Devido a ausência de textura no esfoliante químico, ele é considerado mais ecológico, desde que não utilize ingredientes tóxicos ao meio ambiente.

Esfoliante para o rosto caseiro

esfoliante para o rosto caseiro

Existem algumas receitas famosas de esfoliante para o rosto caseiro. Entretanto, antes de se aventurar em fazer o seu próprio produto ou se sentir qualquer sintoma alérgico, consulte sempre um dermatologista.

Hoje você conhecer duas receitas de esfoliante para o rosto que podem ser feitas com ingredientes que você tem na sua cozinha:

  • Esfoliante caseiro de açúcar

Para fazer o esfoliante para o rosto caseiro de açúcar basta misturar duas colheres de sopa de açúcar com água ou azeite até obter uma pasta granulada. Essa pasta deve ser aplicada suavemente na face já higienizada, com movimentos circulares. Em seguida, deve-se enxaguar o rosto com água corrente.

  • Esfoliante caseiro de café

Criar o seu esfoliante para o rosto de café é muito simples também. Assim como o esfoliante de açúcar, você precisa misturar a borra do café com iogurte natural ou azeite e passar suavemente no rosto com movimentos circulares. Enxague o rosto com água corrente e hidrate em seguida.

Os esfoliantes caseiros agem como os esfoliantes físicos disponíveis para a compra, por isso é preciso ter cuidado para não agredir a pele ao aplicá-los. Dê preferência para realizar esse passo no período noturno e no máximo duas vezes por semana.

Uma dica importante é observar as reações da sua pele e suspender o uso do esfoliante para o rosto imediatamente se verificar qualquer alteração ou sinal de alergia.

Benefícios do uso de esfoliante para o rosto

beneficios esfoliante para o rosto

O uso correto de esfoliante para o rosto garante uma série de benefícios para a pele. Confira:

  • Melhorar a textura da pele: a esfoliação torna a pele mais macia e lisa;
  • Reduz as manchas: como o tratamento remove a primeira camada de células mortas, a esfoliação ajuda a suavizar manchas na face;
  • Aumenta a circulação sanguínea: consequentemente, ajuda a dar uma aparência mais saudável e jovem para o rosto;
  • Elimina cravos: além de eliminar os cravos porque desobstrui os poros, o esfoliante para o rosto também é capaz de prevenir as espinhas e outras inflamações na pele;
  • Diminui a oleosidade: esfoliar a pele garante o controle do sebo e da oleosidade, promovendo uma limpeza mais profunda;
  • Combate às linhas de expressão: o esfoliante para o rosto é como um peeling muito suave e ainda estimula a produção de colágeno, por isso reduz as linhas de expressão e evita a formação de rugas.

E você já escolheu o seu esfoliante para o rosto? Não perca tempo e garanta todos os benefícios acima para a sua pele agora mesmo!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!