O ganho de massa muscular é uma preocupação constante para aqueles que praticam a hipertrofia e para pessoas que enfrentam problemas que levam a perda de massa, como os idosos e praticantes de atividades físicas.
Se você se encaixa em algum dos perfis acima, esse artigo reúne tudo o que você precisa saber sobre ganho de massa muscular e dicas práticas para alcançar os resultados que você deseja.
Acompanhe!
Colágeno para ganho de massa muscular
O colágeno é uma proteína multifunção produzida naturalmente pelo nosso organismo. Embora seja muito famoso pelos efeitos que oferece para a beleza da pele, unhas e cabelo, ele também é importante para as funções relacionadas ao metabolismo do sistema músculo esquelético, a saúde das cartilagens e o ganho de massa muscular.
Por se tratar de uma proteína, o colágeno ajuda na formação das fibras musculares e reforça a saúde dos músculos. Essas funções relacionadas ao ganho de massa muscular estão ligadas ao colágeno tipo 2.
Assim como os demais tipos de colágeno, o tipo 2 também sofre uma diminuição e desgaste natural no organismo à medida que envelhecemos. Como resultado, temos mais dificuldade para ganhar massa, dores nas articulações e sensação de fadiga e desconforto ao realizar tarefas simples do dia a dia, como uma caminhada.
A falta de colágeno tipo 2 pode, inclusive, causar a sarcopenia, uma doença que causa a perda de massa magra e que atinge muitos idosos.
Diante disso, a suplementação com colágeno é importante não só para quem faz musculação, mas também para quem deseja ter músculos e ossos mais saudáveis por mais tempo. A perda de massa muscular é um sintoma comum do processo natural de envelhecimento, mas você pode combater isso com os suplementos certos e o acompanhamento de um profissional da sua confiança.
Suplementos para ganho de massa muscular
Com os níveis de colágeno em perfeito equilíbrio, é hora de buscar outras opções de suplementos que ajudam no ganho de massa muscular.
Na verdade, essa é uma solução muito buscada por quem quer alcançar a hipertrofia muscular ou para quem tem dificuldades em ganhar massa magra, mesmo com uma alimentação dedicada e exercícios recorrentes, como os idosos.
Os dois tipos mais comuns de suplementos para ganho de massa muscular são o BCAA e o whey protein.
O BCAA (sigla para Branched Chain Amino Acids) é um suplemento de aminoácidos que repõe os níveis de leucina, valina e isoleucina. Esses aminoácidos são responsáveis por aumentar a síntese de proteínas no organismo, além de dar energia e ajudar a recuperar os músculos de lesões.
No entanto, pessoas com insuficiência renal não devem fazer uso do suplemento sem acompanhamento médico, pois ele pode sobrecarregar os rins.
Já o whey protein é uma fonte de aminoácidos e proteínas altamente aproveitados e absorvidos pelo organismo. Seu valor biológico é alto, portanto os praticantes de musculação costumam fazer uso desse suplemento com frequência para aumentar seus níveis protéicos.
Assim como o BCAA, o consumo em excesso de whey protein pode prejudicar a saúde, levando a aparição de acne e até mesmo de pedra nos rins. Por esse motivo, procure sempre um profissional da saúde antes de dar início a suplementação.
Vale lembrar que esses suplementos para ganho de massa muscular só são indicados para pessoas que já fazem exercícios de alta intensidade ou que precisam aumentar a ingestão de proteínas a fim de manter a saúde muscular e óssea em dia.
Ganho de massa muscular através da alimentação
Além da suplementação com colágeno e demais substâncias, você pode usar a alimentação como uma aliada para o ganho de massa muscular. No entanto, isso não significa comer qualquer coisa e em grandes quantidades apenas para ganhar peso.
Talvez você não saiba, mas nós temos dois tipos de massa no corpo:
- Massa magra: representada pelos músculos, ossos, órgãos e líquidos corporais, a massa magra é fundamental para a vida e saúde humana, pois tem função estrutural;
- Massa gorda: representada pelo tecido adiposo, ou seja, a camada de gordura do corpo. É responsável por regular a nossa temperatura e nos proteger fisicamente.
Quando adotamos uma alimentação desregrada, rica em gordura, alimentos industrializados e açúcar, estamos contribuindo para o ganho de massa gorda. Entretanto, o excesso de massa gorda pode levar a obesidade e o desenvolvimento de diversas doenças decorrentes dessa inflamação.
O ganho de massa muscular saudável e magra acontece a partir do consumo das quantidades certas de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e nutrientes antioxidantes e que estimulam a produção de outras proteínas, e baixo teor de gordura:
- Ovos;
- Frango;
- Batata doce;
- Peixe;
- Grão de bico;
- Leite e derivados;
- Feijão;
- Peito de peru;
- Banana;
- Cereja.
Esses são só alguns exemplos. Isso não significa que você deve cortar todos os outros alimentos da sua rotina.
O ideal é buscar um equilíbrio e a ajuda de um nutricionista que possa montar um cardápio que promova o ganho de massa muscular de forma saudável.
Gostou de saber mais sobre as variadas formas de aumentar o ganho de massa muscular? Então continue de olho no blog para mais dicas de saúde e beleza!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: