Ganho de massa muscular: o que você precisa saber?

Compartilhe com seus amigos!

O ganho de massa muscular é uma preocupação constante para aqueles que praticam a hipertrofia e para pessoas que enfrentam problemas que levam a perda de massa, como os idosos e praticantes de atividades físicas.

musculacao ganho de massa muscular 1

Se você se encaixa em algum dos perfis acima, esse artigo reúne tudo o que você precisa saber sobre ganho de massa muscular e dicas práticas para alcançar os resultados que você deseja.

Acompanhe!

Colágeno para ganho de massa muscular

O colágeno é uma proteína multifunção produzida naturalmente pelo nosso organismo. Embora seja muito famoso pelos efeitos que oferece para a beleza da pele, unhas e cabelo, ele também é importante para as funções relacionadas ao metabolismo do sistema músculo esquelético, a saúde das cartilagens e o ganho de massa muscular.

Por se tratar de uma proteína, o colágeno ajuda na formação das fibras musculares e reforça a saúde dos músculos. Essas funções relacionadas ao ganho de massa muscular estão ligadas ao colágeno tipo 2.

ganho de massa muscular magra 1

Assim como os demais tipos de colágeno, o tipo 2 também sofre uma diminuição e desgaste natural no organismo à medida que envelhecemos. Como resultado, temos mais dificuldade para ganhar massa, dores nas articulações e sensação de fadiga e desconforto ao realizar tarefas simples do dia a dia, como uma caminhada.

A falta de colágeno tipo 2 pode, inclusive, causar a sarcopenia, uma doença que causa a perda de massa magra e que atinge muitos idosos.

Diante disso, a suplementação com colágeno é importante não só para quem faz musculação, mas também para quem deseja ter músculos e ossos mais saudáveis por mais tempo. A perda de massa muscular é um sintoma comum do processo natural de envelhecimento, mas você pode combater isso com os suplementos certos e o acompanhamento de um profissional da sua confiança.

Suplementos para ganho de massa muscular

suplementos ganho de massa muscular 1

Com os níveis de colágeno em perfeito equilíbrio, é hora de buscar outras opções de suplementos que ajudam no ganho de massa muscular.

Na verdade, essa é uma solução muito buscada por quem quer alcançar a hipertrofia muscular ou para quem tem dificuldades em ganhar massa magra, mesmo com uma alimentação dedicada e exercícios recorrentes, como os idosos.

Os dois tipos mais comuns de suplementos para ganho de massa muscular são o BCAA e o whey protein.

O BCAA (sigla para Branched Chain Amino Acids) é um suplemento de aminoácidos que repõe os níveis de leucina, valina e isoleucina. Esses aminoácidos são responsáveis por aumentar a síntese de proteínas no organismo, além de dar energia e ajudar a recuperar os músculos de lesões.

No entanto, pessoas com insuficiência renal não devem fazer uso do suplemento sem acompanhamento médico, pois ele pode sobrecarregar os rins.

Já o whey protein é uma fonte de aminoácidos e proteínas altamente aproveitados e absorvidos pelo organismo. Seu valor biológico é alto, portanto os praticantes de musculação costumam fazer uso desse suplemento com frequência para aumentar seus níveis protéicos.

Assim como o BCAA, o consumo em excesso de whey protein pode prejudicar a saúde, levando a aparição de acne e até mesmo de pedra nos rins. Por esse motivo, procure sempre um profissional da saúde antes de dar início a suplementação.

Vale lembrar que esses suplementos para ganho de massa muscular só são indicados para pessoas que já fazem exercícios de alta intensidade ou que precisam aumentar a ingestão de proteínas a fim de manter a saúde muscular e óssea em dia.

Ganho de massa muscular através da alimentação

alimentos ganho de massa muscular 1

Além da suplementação com colágeno e demais substâncias, você pode usar a alimentação como uma aliada para o ganho de massa muscular. No entanto, isso não significa comer qualquer coisa e em grandes quantidades apenas para ganhar peso.

Talvez você não saiba, mas nós temos dois tipos de massa no corpo:

  1. Massa magra: representada pelos músculos, ossos, órgãos e líquidos corporais, a massa magra é fundamental para a vida e saúde humana, pois tem função estrutural;
  2. Massa gorda: representada pelo tecido adiposo, ou seja, a camada de gordura do corpo. É responsável por regular a nossa temperatura e nos proteger fisicamente.

Quando adotamos uma alimentação desregrada, rica em gordura, alimentos industrializados e açúcar, estamos contribuindo para o ganho de massa gorda. Entretanto, o excesso de massa gorda pode levar a obesidade e o desenvolvimento de diversas doenças decorrentes dessa inflamação.

O ganho de massa muscular saudável e magra acontece a partir do consumo das quantidades certas de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e nutrientes antioxidantes e que estimulam a produção de outras proteínas, e baixo teor de gordura:

  • Ovos;
  • Frango;
  • Batata doce;
  • Peixe;
  • Grão de bico;
  • Leite e derivados;
  • Feijão;
  • Peito de peru;
  • Banana;
  • Cereja.

Esses são só alguns exemplos. Isso não significa que você deve cortar todos os outros alimentos da sua rotina.
O ideal é buscar um equilíbrio e a ajuda de um nutricionista que possa montar um cardápio que promova o ganho de massa muscular de forma saudável.

Gostou de saber mais sobre as variadas formas de aumentar o ganho de massa muscular? Então continue de olho no blog para mais dicas de saúde e beleza!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!