Colágeno Tipo 2: Descubra todos os benefícios!

Compartilhe com seus amigos!

Você sabe para que serve o colágeno tipo 2?

Diferente dos colágenos mais conhecidos, tipos 1 e 3, que atuam principalmente na firmeza e elasticidade da pele, unhas e cabelo, o colágeno tipo 2 é um grande aliado quando o assunto são dores e doenças articulares.

Esse composto traz diversos benefícios que contribuem com a saúde e a qualidade de vida de quem o ingere. Se você sofre de dores nas articulações e não sabe mais o que fazer para resolver, acompanhe o artigo abaixo e saiba tudo sobre colágeno tipo 2!

O que é colágeno tipo 2 e para que serve?

O colágeno tipo 2 é uma proteína produzida pelo organismo humano e que pode ser encontrada nas cartilagens, grandes responsáveis pela proteção e diminuição do atrito entre os ossos do nosso corpo. Mais da metade da composição de uma cartilagem é feita de colágeno tipo 2, só para se ter noção da importância dessa proteína para a saúde dos ossos.

Entretanto, assim como todo o colágeno produzido organicamente pelo corpo humano, ao longo da vida essa produção vai caindo. Além disso, existe o desgaste e a degeneração das cartilagens, que acontece naturalmente quando nos movemos e praticamos esportes como corrida, natação, musculação e afins. Essa deterioração das cartilagens em função da falta de colágeno pode resultar em dores e doenças articulares.

articulacoes 1 1
Engana-se quem pensa que apenas os idosos são acometidos por esses problemas articulares. Consumir álcool em excesso, fumar e não se proteger dos raios solares podem acelerar o envelhecimento do organismo e, consequentemente, a diminuição da produção de colágeno tipo 2, assim como os demais.

Por todos os motivos citados acima, a suplementação com colágeno tipo 2 se faz necessária para que seja possível repor essa substância no organismo, principalmente após os 25 anos, quando os níveis de produção se tornam mais lentos. Essa é a melhor forma de conquistar uma vida sem dores e com mais qualidade.

Quais são os benefícios do colágeno tipo 2 para o organismo?

Apesar de ser utilizado na maioria das vezes no estágio de combate a doenças como artrite e artrose, o colágeno tipo 2 também auxilia na prevenção dessas doenças. Isso acontece porque a ingestão desse tipo de colágeno traz uma série de benefícios:

  • Tonifica os músculos;
  • Aumenta a saúde dos ossos;
  • Elimina as inflamações;
  • Evita lesões;
  • Reconstrói cartilagens e aumenta a resistência destas;
  • Diminui as dores nas articulações.

Embora não seja recomendado para isso exatamente, o colágeno tipo 2 também contribui para a melhora da elasticidade da pele, assim como o tipo 1.

elasticidade da pele 1 1
A principal diferença entre eles está na sua formação e atuação: enquanto o colágeno tipo 1 é formado a partir da quebra de moléculas de proteína, o tipo 2 não sofre quebra e é formado em baixas temperaturas em um processo não enzimático; o primeiro é amplamente utilizado para fins estéticos e o segundo para fins de saúde, sendo os dois comercializados tanto pela indústria de cosméticos e nutricosméticos, quanto pela indústria farmacêutica.

Vale lembrar que você pode combinar o colágeno tipo 2 com o tipo 1 e aproveitar os benefícios dos dois para a saúde!

Qual o melhor tipo de colágeno: hidrolisado ou não hidrolisado?

Esse é um motivo de muita confusão por parte de quem deseja incluir o colágeno como suplemento.

Como dito anteriormente, o colágeno tipo 2 não sofre quebra de moléculas de proteína, ou seja, ele não passa por um processo de hidrolise e, portanto, não é hidrolisado. Já o tipo 1 é submetido a uma alta temperatura para que se fragmente e possa ser absorvido pelo corpo mais facilmente, esse sim é hidrolisado.

A pergunta que você deve se fazer é: qual o melhor tipo de colágeno para o meu objetivo?

Se o seu objetivo for acabar com os problemas nas articulações e fortalecer os músculos, então tipo 2 não hidrolisado é o ideal para você. Agora se o seu objetivo for fortalecer pele, unha e cabelos, o colágeno perfeito para você é o tipo 1.

Em caso de dúvidas, consulte sempre um profissional de saúde para que ele possa indicar o melhor colágeno para você!

Como tomar colágeno tipo 2?

Existem dois formatos de colágeno tipo 2: em cápsulas e em pó. Você pode escolher o formato que mais te agradar, mas lembre-se que para sentir os efeitos do nutricosmético, deve-se consumir 40mg desse tipo de colágeno por dia.

Não existe um horário específico para que ele seja consumido, mas o ideal é que seja feito antes ou depois de uma das refeições principais, com um intervalo de pelo menos duas horas. Para uma melhor absorção do colágeno, as refeições devem ser ricas em proteínas.

É importante aliar a alimentação e uma vida mais saudável a ingestão de colágeno tipo 2, pois ele sozinho pode não trazer os resultados almejados.

mulher comendo frutas 1 1
Existe contraindicação quanto ao uso de colágeno?

Não existem contraindicações relacionadas ao uso do colágeno tipo 2. Ele pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseja manter a saúde dos ossos e articulações.

Como você descobriu nesse artigo, a partir dos 25 anos a produção desse composto diminui e a degradação das cartilagens aumenta consideravelmente no organismo. No caso das mulheres mais ainda, visto que o corpo feminino produz ainda menos colágeno que o corpo masculino. Então, 25 anos é uma boa idade para dar início ao uso de colágeno tipo 2 e até antes, caso a prática de esportes de alto impacto seja frequente no cotidiano, prevenindo doenças como tendinite e bursite e outras ainda mais nocivas a saúde.

Outra preocupação quanto ao consumo de colágeno é se ele engorda, mas a resposta é não. Não existe nada na composição dele que possa trazer ganho de peso, mas é fundamental se atentar ao rótulo dos colágenos comercializados e certificar de que não existem outros componentes calóricos associados a ele.

Veganos podem tomar colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2 é feito a partir das fibras de colágeno da cartilagem de ossos de frango e bois ou vacas. Portanto, é um produto de origem animal e que não deve ser consumido por veganos.

Entretanto, para estimular a produção natural de colágeno, pessoas adeptas desse estilo de vida podem consumir alimentos ricos em glicina, lisina, vitamina C, biotina, zinco e cobre. Veja abaixo uma lista de alimentos que podem ajudar nessa missão:

  • Lentilha;
  • Laranja;
  • Nozes;
  • Espinafre;
  • Acerola;
  • Chá verde.

Talvez os resultados não sejam tão satisfatórios, mas com certeza farão diferença a longo prazo.

Colágeno tipo 2 manipulado é seguro?

Existe uma dosagem específica a ser tomada para que o nutricosmético faça efeito e muitas vezes, quando manipulado, essa dosagem não é respeitada. Por esse motivo, muitos médicos e pessoas costumam dizer que o colágeno tipo 2 não funciona.

Outro problema relacionado aos colágenos manipulados diz respeito a sua formulação, que muitas vezes pode vir acompanhada de nutrientes que podem causar inchaço, prisão de ventre e até mesmo ganho de peso.

Para evitar esse tipo de problema, opte sempre pelos colágenos comercializados que seguem as regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa é a melhor forma conseguir bons resultados e fugir de produtos sem qualidade.

Colágeno tipo 2 funciona mesmo?

Sim, mas o efeito não é instantâneo, até mesmo porque o organismo precisa reconhecer a substância e realizar processos que vão trazer todos os benefícios que você já conhece.

Existem também vários pormenores que podem levar ao funcionamento ou não do colágeno tipo 2 no organismo. Entre eles, a dosagem e a qualidade do produto adquirido, de acordo com o tópico anterior. Mas também a consistência e a rotina da pessoa que o consome.

Se você fuma, bebe em excesso e não pratica atividades físicas, os resultados podem demorar muito mais a aparecer. Agora se você come bem e mantém uma rotina saudável, poderá perceber os efeitos do colágeno tipo 2 entre um e três meses.

Tudo depende das condições corporais de cada pessoa, por isso consulte diferentes profissionais da saúde, como nutricionista, endocrinologista e outros que possam acompanhar e dizer se todo o seu corpo está funcionando como deveria para sua idade.

O maior problema não é envelhecer, mas sim envelhecer antes do tempo e sem qualidade de vida.

Qual o preço do colágeno tipo 2?

Os preços podem variar muito, entre R$ 50 e R$ 150 reais. O que muda é a quantidade disponível na embalagem e o formato, que pode ser em cápsulas ou em pó.

Existe a opção de comprar por combos de dois, três ou seis meses, e assim obter descontos maiores e, consequentemente, visualizar melhor os efeitos do colágeno tipo 2, visto que esse é um tratamento contínuo.

Outro ponto a se observar é a credibilidade da empresa por trás do produto comercializado. Busque sempre por empresas que seguem as normas da ANVISA e com ingredientes seguros.

Onde comprar colágeno?

Você pode encontrar a suplementação de colágeno tipo 2 na maioria das farmácias do Brasil, tanto de forma presencial quanto online. Lojas de suplementos e produtos naturais também comercializam esse tipo de produto.

Entretanto, a melhor forma de comprar o colágeno tipo 2 é direto no site da marca que o produz. Dessa forma, você pode consultar comentários de quem já fez uso do produto, estudos científicos que comprovem a eficácia, bem como a lista de componentes dele. Direto com o fornecedor também é mais fácil tirar dúvidas e certificar-se de que o processo de produção é regulamento.

Inclusive, você ainda garante os melhores preços, uma vez que revendedores e grandes redes precisam ganhar em cima da venda do produto e costumam comercializá-los com preços acima da média.

Qual a melhor marca de colágeno tipo 2?

A melhor marca de colágenos tipo 2 é a Biosanté. A marca conta com dois produtos da categoria no portfólio, eleitos os melhores de 2020.

O primeiro é o Artromix Tipo 2 em pó, que combina colágeno tipo 2, colágeno hidrolisado tipo 1, vitaminas e sais mineirais e está disponível em dois sabores: limão e neutro. Ele é ideal para manter as articulações mais saudáveis, eliminar dores, fortalecer os ossos e acabar com as inflamações que causam artrite e artrose. É a opção mais econômica e rende até 30 dias de tratamento.

Artromix Biosante 1

A outra opção é o Biojoint em cápsulas, que combina colágeno tipo 2, ácido hialurônico, vitaminas, cálcio e zinco. Essa é a melhor opção para pessoas com sobrepeso e esportistas que precisam realizar a manutenção das articulações e ossos. A principal vantagem do Biojoint é contar com Ácido Hialurônico Haplex Plus®, responsável por lubrificar as articulações e assim melhorar a mobilidade.

Biojoint

O ácido hialurônico estabiliza o colágeno produzido pelo corpo, evitando que você perca tudo o que conquistou durante o consumo do produto. Quase sempre o uso de colágeno é associado a ingestão de vitamina C, por isso um suquinho de laranja é o companheiro ideal na hora de dissolver o seu colágeno tipo 2 ou facilitar na hora de tomar uma pílula.

Ambos os produtos são testados cientificamente e com resultados positivos para todos os benefícios listados ao longo do texto.

Não deixe para cuidar da sua saúde quando os problemas aparecerem. É como dizem, o melhor remédio é sempre a prevenção e o colágeno tipo 2 é a suplementação ideal para que a queda na produção orgânica de colágeno não afete de forma negativa o seu cotidiano. Até mesmo as atividades mais simples como subir uma escada ou jogar bola com os filhos podem ser impactadas quando essa substância está em falta no organismo.

Apesar de não haver nenhum registro de efeitos colaterais relacionados ao uso do nutricosmético, procure agora mesmo um médico de confiança para que ele te ajude a escolher o colágeno tipo 2 feito para o seu estilo de vida! Esse profissional pode recomendar ainda o uso de outras vitaminas e suplementos que acelerem o processo de produção de colágeno no corpo.

Esse artigo trouxe as principais informações para você que deseja proteger suas articulações e fortalecer o metabolismo ósseo. O intuito é que todos saiam dessa página preparados para garantir uma boa mobilidade por muito mais tempo, assim como evitar dores articulares ou doenças que possam comprometer gravemente a sua qualidade de vida.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até 41%)

lata avane

botao

Verisol e Ácido Hialurônico

Compartilhe com seus amigos!