Dores nas articulações: principais causas e como tratar

Compartilhe com seus amigos!

As dores nas articulações são mais comuns do que você pensa e podem atingir, inclusive, pessoas mais jovens, ao contrário do que o senso comum diz.

Se você faz parte dessa parcela da população que sofre com desconfortos para realizar as atividades cotidianas, continue lendo o artigo para conhecer as principais causas e formas de tratar as dores nas articulações!

articulacoes

O que são articulações?

Articulações são ligações entre ossos e as cartilagens. Elas são as principais responsáveis por podermos nos movimentar com naturalidade e também por manter os ossos do esqueleto no lugar de forma ordenada.

Quanto mais saudáveis as articulações, mais flexibilidade o corpo possui. Do contrário, ele se torna rígido e sem mobilidade, como acontece quando as pessoas sofrem com dores nas articulações.

Talvez você não saiba, mas as articulações estão divididas em três grupos:

  1. Diartrose: essas são as articulações flexíveis e as mais conhecidas, como as ligações dos joelhos, ombros e cotovelos. Elas contam com bolsas sinoviais para que o atrito durante o movimento não prejudique os ossos;
  2. Sinartrose: ao contrário do grupo diartrose, as articulações aqui são inflexíveis e muito pequenas. As suturas do crânio humano são um exemplo de articulações desse tipo;
  3. Anfiartrose: essas articulações têm uma cartilagem entre os ossos que permite que eles deslizem uns sobre os outros sem se desgastar durante esse encontro. O quadril, por exemplo, tem ossos do grupo anfiartrose que são semi-móveis.

Independentemente do tipo, a saúde das juntas está diretamente ligada a qualidade de vida de todos os indivíduos.

Agora que você já sabe o que são as articulações e a sua importância para a mobilidade saudável, vamos descobrir quais as principais causas das dores nas articulações.

Principal causa das dores nas articulações

Entre as principais causas das dores nas articulações, podemos citar a ausência de colágeno tipo 2 no organismo.

Essa proteína é produzida pelo corpo e está presente, principalmente, nas cartilagens, que são formadas por mais de 50% de colágeno tipo 2. Como as cartilagens protegem o sistema músculo esquelético, é importante cuidar da sua manutenção ao longo da vida e prevenir, assim, as dores nas juntas e outros elementos desse sistema.

A falta de colágeno tipo 2 ocorre porque, a medida que envelhecemos, a produção orgânica da substância deixa de ser feita em grandes quantidades. Sendo assim, a suplementação com colágeno é essencial para uma vida mais confortável.

Um exemplo de produto que pode ajudar nessa reposição é o Artromix Tipo 2.

Artromix Biosante 1

Esse nutricosmético combina colágeno tipo 2, peptídeos de colágeno hidrolisado tipo 1 e vitaminas e sais minerais como: cálcio, magnésio, zinco, vitamina C, D e E. Toda essa fórmula é pensada para estimular a produção orgânica do colágeno tipo 2 e manter o sistema muscular, bem como os ossos, funcionando corretamente.

No entanto, não é só a falta de colágeno que pode trazer dores nas articulações. Diversas doenças e lesões podem ocasionar o surgimento desses desconfortos, como você verá a seguir.

Doenças que causam dores nas articulações

As dores nas articulações muitas vezes estão ligadas a inflamações causadas por doenças:

  • Bursite: as bolsas sinoviais que protegem as articulações flexíveis do corpo, quando inflamadas podem causar muita dor. A bursite ocorre quando há o repetimento frequente de um mesmo movimento e é mais comum nas articulações do tipo diartrose;a
  • Artrite: é uma doença autoimune que ataca as juntas sem motivos aparentes. O próprio corpo destrói os tecidos saudáveis das articulações, causando as dores nas articulações;
  • Sinovite: embora menos comum, essa inflamação aumenta a quantidade de líquido sinovial no interior das articulações, causando inchaço e dor;
  • Artrose: essa doença é causada pelo desgaste nas articulações. Além do envelhecimento, o uso frequente de uma mesma articulação frequentemente pode degradar as cartilagens e, consequentemente, as articulações, trazendo desconfortos;
  • Fibromialgia: essa é uma doença que não tem cura e causa dores e fraqueza muscular em todo o corpo. Pode afetar não só as articulações e tendões, mas também levar o indivíduo a desenvolver depressão, ansiedade e outros distúrbios devido a carga de dor recorrente;
  • Tendinite: a tendinite ocorre quando um tendão é lesionado. O tendão une o músculo ao osso e quando essa ligação é afetada, as dores nas articulações podem aparecer.

articulacao joelho

Existem ainda outras doenças autoimunes, como o lúpus, que tem como consequência as dores nas articulações. Mesmo sem cura, o tratamento dessas doenças aliado a hábitos saudáveis e suplementação para repor colágeno tipo 2 pode contribuir para uma vida menos dolorosa.

Como tratar as dores nas articulações?

Além de buscar nutricosméticos de confiança para realizar a suplementação de colágeno tipo 2, há algumas medidas simples que você pode adotar para se livrar das dores nas articulações.

Uma delas é praticar atividades físicas regularmente e com supervisão. Quando nos exercitamos por meio de atividades de baixo impacto como natação, caminhada e hidroginástica, para citar alguns exemplos, é possível melhorar a mobilidade e diminuir a dor.

As compressas, quentes ou frias, ajudam a aliviar as dores nas articulações e a relaxar a musculatura. A pele deve estar protegida para que não ser prejudicada pelo excesso de frio ou calor.

O acompanhamento com um fisioterapeuta também é importante para que você possa realizar exercícios que fortaleçam as articulações e forneçam ganho de massa óssea.

Uma alimentação rica em ômega 3, vitamina D, colágeno tipo 2 e antioxidantes também contribui para uma vida livre das dores nas articulações. Seguir uma dieta balanceada é um excelente remédio caseiro para potencializar a suplementação com um nutricosmético, como o Artromix Tipo 2.

frutas roxas e vermelhas

Alguns alimentos que amenizam as inflamações articulares:

  • Oleaginosas;
  • Frutas vermelhas e roxas;
  • Cebola;
  • Peixes;
  • Aveia.

Qual o melhor suplemento para as dores nas articulações?

Como você pode perceber ao longo do texto, o Artromix Tipo 2 é o suplemento ideal para quem busca mais movimento e articulações mais flexíveis.

Sua fórmula associada a um estilo de vida saudável, é capaz de reduzir as inflamações e trazer outros benefícios como o aumento da resistência das cartilagens, aumento de massa óssea e o bom funcionamento dos sistemas muscular e neuromuscular.

Com um preço acessível e sem contraindicações, esse produto pode ser o ponto de virada para que você tenha uma vida mais confortável. Não perca tempo e garanta já o seu pote!

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até 41%)

lata avane

botao

Verisol e Ácido Hialurônico

Compartilhe com seus amigos!