Aprenda a tratar a fibromialgia e viva uma vida sem dores!

Compartilhe com seus amigos!

A fibromialgia, também chamada de Síndrome de Joanina Dognini, é uma síndrome que provoca uma onda de dores por todo o corpo e que atinge mais de 2 milhões de brasileiros por ano. Na maioria das vezes, a fibromialgia costuma se manifestar em mulheres entre 35 e 50 anos de idade, mas também pode aparecer em homens, crianças e idosos.

Apesar de todas as complicações que a doença acarreta, é falso afirmar que a fibromialgia pode matar. Com os tratamentos adequados e acompanhamento médico, é possível viver uma vida livre de dores e mais confortável.

Quer saber mais sobre a fibromialgia (CID 10 M79.7)? Acompanhe o artigo a seguir!

Causas da fibromialgia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pessoas com fibromialgia têm maior sensibilidade à dor e, logo, qualquer estímulo doloroso é sentido com muito mais intensidade que nas pessoas que contam com o sistema nervoso regular.

fibromialgia

Essa é apenas uma das hipóteses, pois saiba que não existem causas específicas para o surgimento da fibromialgia. Entretanto, a comunidade médica acredita que ela esteja relacionada a diversos fatores:

  • Herança genética;
  • Privação do sono;
  • Traumas físicos;
  • Traumas emocionais;
  • Sedentarismo;
  • Ansiedade e Depressão;
  • Doenças autoimunes;
  • Vírus e bactérias.

Se você se enquadra em alguns dos cenários acima e apresenta os fatores de risco (faixa etária e sexo), seu corpo tem mais chances de ser afetado pela doença.

Para obter o diagnóstico, o reumatologista ou clínico geral costumam realizar uma pequena entrevista para descobrir se as dores no corpo persistem a mais de três meses e a quantidade de pontos dolorosos na musculatura. Não existem exames e testes laboratoriais que detectam a fibromialgia.

Principais zonas afetadas e sintomas

Além das dores constantes por todo o corpo, inclusive as dores nas articulações, a fibromialgia também apresenta como sintomas a fadiga, cólicas, dores de cabeça, problemas de concentração, dormência, perda de memória e insônia. Tudo isso deve perdurar por um período mínimo de três meses para que seja confirmada a existência da doença.

pontos fibromialgia

De fato, a doença afeta toda a qualidade de vida e até mesmo a rotina de trabalho de quem é acometido por ela. Não é raro encontrar casos de pessoas que solicitam auxílio-doença ou acabam se aposentando tamanho o desconforto causado pela fibromialgia.

Mesmo com a dor generalizada, existem 18 pontos principais que são afetados pela síndrome. Se você tiver pelo menos 11 pontos de dor generalizada, provavelmente tem a doença. Conheça alguns dos principais abaixo:

  1. Joelhos;
  2. Ombros;
  3. Pescoço;
  4. Lombar;
  5. Cotovelos;
  6. Nádegas;
  7. Coluna;
  8. Bacia;
  9. Coluna.

Não é à toa que a dor no joelho de forma constante e sem traumas aparentes é um forte indicativo de problemas como a fibromialgia, lúpus e outras doenças que afetam o sistema músculo esquelético. Por isso, escute os sinais do seu corpo, não é normal sentir dor o tempo todo.

Dieta para fibromialgia

Infelizmente, a fibromialgia ainda não tem cura. Logo, é preciso buscar por soluções que ajudem a amenizar as dores crônicas. Modificar a alimentação é uma delas, desde que você seja acompanhado por um nutricionista.

A alimentação para fibromialgia consiste no consumo de alimentos anti-inflamatórios e alimentos antioxidantes como: açafrão, oleaginosas, couve, abóbora, brócolis, frutos do mar, tomate, pepino e mais uma infinidade de alimentos que contam com vitamina C e E, selênio, curcumina, flavonoides e isoflavonas. Além disso, alimentos ricos em fibras, integrais e frescos também podem ajudar na melhora do quadro da síndrome.

Ao mesmo passo que é necessário incluir tudo isso na alimentação diária, existem outros alimentos que se cortados da dieta, ajudam a amenizar as dores da fibromialgia. Os laticínios e carnes muito gordurosas são um exemplo, pois as gorduras de ambos agravam a sensação de fadiga e desgaste.

O consumo de glúten, excesso de açúcar, determinados carboidratos fermentados e excitotoxinas também deve ser evitado, a fim de prevenir a aparição da fibromialgia ou a piora do quadro.

Tratamentos para fibromialgia

tratamento fibromialgia

Além da alimentação, existem algumas outras opções de tratamento que prometem uma vida mais confortável e com menos dores para quem sofre de fibromialgia. Veja alguns abaixo:

  • Acupuntura: essa técnica fornece alívio imediato nas dores e melhora os sintomas de fadiga e ansiedade;
    Fisioterapia: os exercícios propostos pelo fisioterapeuta podem fortalecer o sistema músculo esquelético e aliviar as dores em alguns dos pontos da fibromialgia;
  • Massagem: os movimentos funcionam como técnicas de relaxamento que aliviam as dores, ansiedade e a fadiga;
  • Medicação: apenas os anti-inflamatórios comuns não são suficientes para tratar a fibromialgia. Os médicos costumam recomendar medicamentos à base de serotonina e noradrenalina que atuam diretamente no sistema nervoso;
  • Terapia: Fazer terapia ajuda a passar pela crise de fibromialgia com a saúde mental em dia, visto que as dores crônicas atrapalham até mesmo a cognição.

Associe os tratamentos acima com um estilo de vida mais saudável, pratique exercícios regularmente e mantenha um ritmo tranquilo de atividades. Evite ainda picos de estresse e a privação do sono.

Dessa forma, você pode até não curar a fibromialgia, mas pelo menos garante mais tranquilidade e uma vida com menos dores.

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!