Se você sofre com dor no joelho, saiba que você é uma dentre três pessoas que enfrentam esse problema no mundo. Uma estatística muito alta para um problema que costuma ser associado apenas à chegada da idade.
Não há como negar que o sistema esquelético realmente é afetado pelo envelhecimento e, ao longo do artigo, você entenderá melhor as causas por trás disso. Contudo não podemos ignorar os demais motivos e doenças relacionadas à dor no joelho.
Pensando nisso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a dor no joelho e quais as melhores formas de evitar, tratar e aliviar esse incômodo.
Boa leitura!
O envelhecimento e a dor no joelho
Você pode até não ser uma pessoa idosa, mas se sente dor no joelho, muito provavelmente a causa desse desconforto está ligada ao desgaste da articulação da área. Até por volta dos 25 anos de idade (salvo raras exceções), nosso corpo produz as quantidades necessárias de colágeno tipo 2 e do ácido hialurônico para manter a saúde e bom funcionamento das articulações.
No entanto, quanto mais o tempo passa, mais essa produção natural é prejudicada, tanto pelo envelhecimento natural quanto por hábitos que aceleram a oxidação do organismo e a degradação do colágeno e do ácido hialurônico:
- Exposição a radiação ultravioleta sem filtro solar;
- Privação de sono;
- Alimentação desregrada;
- Consumo excessivo de álcool e nicotina.
Caso você não saiba, o colágeno tipo 2 é a proteína responsável por garantir a sustentação de todo o nosso corpo, porque é uma das principais substâncias que compõem as cartilagens. As cartilagens são os tecidos amortecedores que revestem os ossos e impedem os atritos e os desconfortos ocasionados pela proximidade entre eles.
Sem colágeno, essa proteção não existe e, consequentemente, somos acometidos a diversas dores nas articulações, como a dor no joelho. Sendo assim, a deficiência da proteína é uma das grandes vilãs da terceira idade, porque prejudica a mobilidade e a qualidade de vida.
O mesmo ocorre com o ácido hialurônico. Embora essa substância seja muito conhecida pelos seus benefícios para a pele, o ácido também faz parte da formação das cartilagens. Ele se assemelha a um gel que facilita o deslizamento entre os ossos, melhora os movimentos e, assim como o colágeno, evita o atrito entre os ossos.
Na sua ausência, as articulações se tornam rígidas e podem até mesmo perder as suas funções motoras, levando a paralisação total dos movimentos.
Outras causas da dor no joelho
Mesmo sendo a principal causa da dor no joelho, a velhice não é a única culpada. O esforço repetitivo e a sobrecarga das articulações podem acelerar o aparecimento da dor no joelho.
Esportistas costumam ser acometidos por esses desconfortos, visto que exigem mais das articulações e as usam de forma mais repetitiva. Dessa forma, a dor no joelho por lesões, contusões, luxações e qualquer outro tipo de trauma são comuns a eles.
Pessoas com sobrepeso, independentemente da idade, também podem sofrer com a dor no joelho. A articulação é sobrecarregada porque não foi preparada para suportar o excesso de peso, o que pode levar ao seu desgaste precoce e a dor no joelho.
Logo, é fundamental que pessoas nessas condições não esperem pela dor para dar início a suplementação com o colágeno tipo 2 e o ácido hialurônico de alto peso molecular específico para dores nas articulações, como o haplex plus, que além de reduzir a degradação do ácido, também estimula a sua produção natural.
7 doenças e inflamações relacionadas a dor no joelho
A dor no joelho também pode surgir como um sintoma de doenças e inflamações, por isso é importante não ignorar esse fato e consultar um médico se a dor persistir. Veja abaixo algumas dos principais problemas que podem trazer a dor no joelho como consequência:
- Artrose;
- Condromalácia patelar;
- Tendinite;
- Bursite;
- Síndrome da banda iliotibial;
- Doença de Osgood-Schlatter;
- Problemas no menisco.
Como aliviar a dor no joelho?
Existem várias formas de aliviar a dor no joelho e a seguir você encontrará algumas sugestões para tratar esse problema:
- Suplementação: além de prevenir a dor no joelho, a suplementação de colágeno e ácido hialurônico de alto peso molecular contribuem para melhorar a saúde da articulação fêmoro-patelar.
- Massagem: a massagem é certamente um excelente remédio caseiro para dor no joelho. Os movimentos ativam a circulação da área, o que estimula a produção de colágeno, e ainda ajudam a aliviar a dor. Você pode consultar um especialista, como massoterapeuta, para aprender quais movimentos estão liberados para serem realizados em casa;
- Fisioterapia: a fisioterapia auxilia na redução da dor do joelho e contribui para o fortalecimento da região, a fim de evitar a realização de cirurgias;
- Cirurgia: em última circunstância e em casos mais graves, a cirurgia é a única forma de curar a dor no joelho, reforçando a articulação ou a substituindo totalmente.
Agora que você já sabe como tratar a dor no joelho, compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam eliminar esse problema de suas vidas!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: