O esfoliante facial é um dos tipos de produtos mais utilizados na rotina de cuidados com a pele do rosto, que ganhou força e notoriedade em todo o mundo devido à fama da rotina coreana.
Embora não seja item indispensável para a saúde e beleza da pele, o uso do esfoliante facial traz vários benefícios que somente a limpeza, hidratação e proteção não são capazes de oferecer.
Para entender melhor o que é um esfoliante facial e como utilizá-lo basta ler o artigo até o fim!
O que é esfoliante facial?
O esfoliante facial é um dermocosmético que tem como finalidade promover a renovação celular através da esfoliação. A esfoliação é um processo de descamação ou abrasão da parte mais superficial da pele.
O processo pode variar de acordo com a textura do esfoliante facial, que pode ser físico ou químico. Veja abaixo a diferença entre eles:
- Esfoliante facial físico: esse é o tipo mais comum de esfoliante facial e o mais fácil de ser encontrado. Sua textura conta com pequenas partículas granulosas que causam atrito com a pele do rosto e removem as células mortas;
- Esfoliante facial químico: ao contrário do esfoliante facial físico, esse aqui costuma ter uma textura uniforme e sem grânulos. A esfoliação acontece porque ele conta com ácidos e outros ingredientes que ajudam a eliminar as células mortas.
Independentemente do tipo de esfoliante escolhido, ambos cumprem exatamente as mesmas funções e têm a mesma eficácia na melhora da textura da pele.
Esfoliante facial físico e o meio ambiente
Há algum tempo o esfoliante facial físico tem sido alvo de críticas. Na verdade, as empresas que fabricam esses tipos de produtos estão sendo responsabilizadas pelos danos ambientais que eles podem causar.
Muitos esfoliantes físicos utilizam microplásticos como grânulos e isso pode ser extremamente prejudicial para o meio ambiente, pois levam até 500 anos para se decompor. E não é só isso, muitas vezes eles acabam sendo despejados no mar e prejudicando a vida marinha, visto que os animais começam a ingerir essas pequenas partículas.
Por esse motivo, invista sempre em esfoliantes faciais físicos que utilizam insumos naturais como argila, bambu, algas marinhas e outros que não prejudicam o meio ambiente e levam menos tempo para se decompor. Dessa forma você melhora a sua pele e contribui para um mundo mais sustentável.
Como utilizar o esfoliante facial?
O esfoliante facial deve ser utilizado logo após a etapa de limpeza da pele do rosto. Se for usado antes, pode levar os restos de maquiagem, poluição e sujeira para dentro dos poros, causando o entupimento e o surgimento da acne.
Dito isso, você deve aplicar o produto em toda a face, evitando a região dos olhos, e massagear com delicadeza, a fim de evitar irritações na pele. Em seguida, enxague e remova todo o esfoliante facial da face.
Esse processo de esfoliação não deve ser feito todo dia, pois sensibiliza a pele e pode prejudicar a barreira de proteção cutânea. Entre duas e três vezes na semana é mais que suficiente para remover todas as células mortas da pele.
Caso tenha alguma dúvida quanto à frequência e melhor tipo de esfoliante para a sua pele, consulte sempre um dermatologista.
A importância da esfoliação para a pele do rosto
Como você leu anteriormente, o esfoliante facial permite que a renovação celular da pele aconteça, pois remove a camada de células mortas. Esse ação é a grande responsável por diversas melhorias estéticas para a pele, veja abaixo as 6 principais:
- Estimula a produção de colágeno;
- Diminui a oleosidade;
- Melhora a textura da pele;
- Reduz e evita a formação de linhas de expressão;
- Desobstrui e melhora a aparência dos poros;
- Prepara a pele para melhor absorção dos outros produtos da rotina de cuidados com o rosto;
- Afina a pele;
- Aumenta a luminosidade e o viço do rosto.
Esfoliante facial caseiro é seguro?
Existem várias opções de esfoliantes para o rosto bons e baratos e o ideal é sempre buscar recomendações com um dermatologista antes de adquirir o seu. Entretanto, se você deseja fazer o seu próprio esfoliante facial e economizar, esse tópico foi feito especialmente para você.
Existem dois ingredientes muito utilizados como esfoliantes faciais caseiros: açúcar e borra de café. O açúcar deve ser misturado com o mel em proporções iguais, enquanto a borra de café é misturada com iogurte natural ou hidratante facial. Ambas as receitas devem ser aplicadas com movimentos suaves por todo o rosto por pelo menos 3 minutos e, em seguida, removidas com água corrente.
Assim como a esfoliação com esfoliante facial industrializado, a esfoliação caseira também deve ser feita com intervalos e, se possível, na rotina noturna de cuidados com a pele do rosto. Como a esfoliação sensibiliza a pele, é recomendado o uso de protetor solar sempre que o processo for realizado durante o dia, mesmo que você fique dentro de casa.
Você já utiliza esfoliante facial na sua rotina? Comente quais foram os resultados obtidos e compartilhe esse artigo com os amigos para que eles conheçam todos os benefícios desse produto.
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: