O que é artrose e como acabar com esse problema?

Compartilhe com seus amigos!

Você sabe o que é artrose, como ela surge e quais as opções de tratamento e prevenção contra esse contratempo? Descubra as respostas para estas e outras questões ao longo deste artigo.

O intuito é que você possa lidar e acabar com esse problema que atinge mais de 15 milhões de brasileiros de um jeito mais fácil e, assim, conquistar uma vida mais confortável e livre de dores!

O que é artrose?

artrose nas maos

A artrose é o processo de degeneração das cartilagens de algumas articulações do corpo. Ela se enquadra como uma doença articular degenerativa a qual estamos todos suscetíveis a desenvolver os sintomas à medida que envelhecemos.

30 a 40% dos atendimentos médicos ligados a reumatologia são em razão da artrose de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar disso, nem todas as partes do corpo são acometidas pelas dores do desgaste nas articulações. As áreas mais atingidas são joelhos, mãos, quadris e coluna.

Infelizmente não existe cura para a artrose. No entanto, existem tratamentos e alguns hábitos que você pode adotar para evitar a sua manifestação.

Causas da artrose

Antes de conhecer as principais causas da artrose, você precisa saber que ela se divide em duas categorias:

  1. Primária: causada principalmente pelo envelhecimento natural e uso repetitivo de uma articulação;
  2. Secundária: consequência de outras doenças e estilo de vida.

Entre as causas ligadas a artrose primária está a queda no nível de colágeno no organismo. Existem vários tipos de colágeno no corpo e um dos mais importantes é o tipo 2.

O colágeno tipo 2 é encontrado naturalmente nas cartilagens, pois o corpo produz organicamente essa substância. As cartilagens é que protegem as articulações dos atritos entre os ossos e do desgaste. Como elas são formadas em quase sua totalidade por colágeno tipo 2, ele se torna indispensável para a saúde óssea.

No entanto, o colágeno tipo 2 não mantém o mesmo nível de produção para sempre. Depois dos 25 anos ele passa a cair, ano após ano, cada vez mais. Como resultado temos um metabolismo ósseo prejudicado por dores intensas e rigidez onde há maior degeneração das cartilagens.

Ainda relacionada a artrose primária está o esforço repetitivo das articulações. Uma dona de casa que realize tarefas que exigem o uso da mesma articulação todos os dias, como passar roupas, pode desenvolver artrose nas mãos, por exemplo.

passar roupa

Quanto a artrose secundária, a lista de causas é mais extensa:

  • Excesso de peso: o sobrepeso pode sobrecarregar as articulações inferiores e causar artrose no joelho ou artrose na coluna, pois o corpo não está preparado para sustentar o excesso de peso;
  • Artrite: embora muitos achem que são a mesma coisa, a artrite é na verdade a fase que antecede a artrose, uma inflamação que vai degenerar as articulações aos poucos. O ideal é cuidar desse problema ainda nessa etapa e parar a sua evolução;
  • Distúrbios hormonais: o desequilíbrio hormonal como a falta de estrogênio que acontece na menopausa podem acelerar a ação da artrose nas mulheres;
  • Diabetes: a diabetes quando mal controlada pode levar ao excesso de peso, o que nos leva de volta ao primeiro item dessa lista;
  • Gota: essa é uma das formas de manifestação da artrite. O excesso de ácido úrico no organismo leva a formação de cristais que se alojam nas articulações, prejudicando os movimentos e lubrificação das mesmas;
  • Deformidades: pessoas que nascem com deformidades ósseas estão mais propensas a desenvolver artrose secundária, pois os ossos podem sofrer atritos diferenciados, onde as cartilagens não conseguem proteger.

Sintomas da artrose e fatores de risco

Além das dores nas articulações, que é a principal queixa de quem sofre de artrose, existem ainda outros sintomas de artrose que você precisa ficar de olho.

artrose na coluna

O inchaço pode aparecer nas regiões mais prejudicadas. Também é comum a sensação de ardência e calor nos mesmos locais.

Pessoas com artrose também podem estalar e ranger as juntas com mais frequência, o que indica a falta de lubrificação. Junto a isso também há o desconforto, a rigidez e a falta de flexibilidade na hora de se movimentar ou por ficar muito tempo inerte.

Se você apresenta alguns dos sintomas acima e tem os seguintes agravantes:

  • Idade avançada;
  • Sobrepeso;
  • Lesões articulares;
  • Pratica atividades repetitivas.

É melhor procurar um médico e tratar a artrose agora mesmo, antes que ela prejudique a sua qualidade de vida.

3 tratamentos para artrose

Existem tratamentos para amenizar e outros para prevenir a artrose, pois como mencionado anteriormente não há cura para essa condição. Veja abaixo 3 tratamentos que você pode adotar para combater a artrose:

  1. Suplementação com colágeno: você já sabe que a redução de colágeno leva ao desgaste das articulações e ao aparecimento da artrose. Para evitar esse problema, é importante começar a suplementação dessa proteína o quanto antes. Existem diversas opções no mercado;
  2. Fisioterapia: o fisioterapeuta pode providenciar uma rotina de exercícios de acordo com o seu grau de desconforto e rigidez nas juntas, a fim de recuperar a mobilidade com segurança;
  3. Uso de remédios: essa é uma das formas de tratamento para artrose, mas somente com acompanhamento médico e com as dosagens recomendadas por ele. Geralmente, o uso de anti-inflamatórios e analgésicos é aconselhado.

Além desses 3 tratamentos para artrose, existem outras infinidades de alternativas. Algumas mais invasivas, como cirurgias em caso de dores agudas e impossibilidade de se movimentar.

Gostou de saber mais sobre a artrose? Então compartilhe nas redes e ajude mais pessoas a alcançar uma vida mais saudável!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!