A dor no pulso é uma das dores nas articulações mais comuns, pois atinge pessoas de todos os sexos e idades. Pode até parecer inofensiva a princípio, mas a dor no pulso constante causa uma série de limitações na movimentação e interfere na qualidade de vida dos indivíduos que convivem com o problema.
Existem diversos tipos de causas para a dor no pulso, assim como vários tratamentos para acabar com as dores nesse ligamento entre o braço e a mão.
Se você sofre com dor no pulso e quer saber mais sobre o assunto, leia o artigo abaixo até o final!
Conheça as causas da dor no pulso
Como dito anteriormente, a dor no pulso não tem uma causa específica e existem vários motivos que podem levar ao surgimento desse incômodo. Veja abaixo as 6 principais:
- Movimentos repetitivos: o uso excessivo da articulação do punho lesiona a região com o tempo, sendo mais comum em pessoas que praticam esportes, exercícios físicos ou que trabalham utilizando o pulso;
- Trauma: as fraturas, luxações e torções são causas bem comuns da dor no pulso. Esses traumas podem afetar só a região do punho, mas também se estender por todo o braço, restringindo os movimentos;
- Tendinite: a tendinite é uma inflamação ou lesão no tendão. A tendinite no pulso é uma das mais frequentes e pode ser consequência de um trauma, por exemplo;
- Cisto sinovial: também conhecido como quisto sinovial, o cisto sinovial é um tumor que afeta principalmente a área das mãos e que causa o surgimento de uma bolsa cheia de líquido sinovial que leva à dor no pulso. Geralmente é benigno;
- Artrite: a artrite é caracterizada por inflamações nas articulações que causam dores, como a dor no pulso. Por ser uma doença crônica, a artrite não tem cura, mas pode ser tratadas;
- Síndrome do túnel do carpo: essa síndrome surge quando o nervo do punho é comprimido, enfraquecendo o polegar opositor e causando dores, formigamento e queimação das mão até o cotovelo.
Além de todas essas causas, a dor no pulso pode ser agravada caso você apresente alguns dos fatores de risco abaixo:
- Gravidez;
- Diabetes;
- Excesso de peso;
- Problemas na tireoide.
O envelhecimento e a dor no pulso
O envelhecimento também está relacionado a dor no pulso e merece um tópico exclusivo. Aliás, quando falamos de envelhecimento, não significa que esse é um problema exclusivo a partir dos 60 anos, afinal estamos todos ficando cada dia mais velhos desde o dia em que nascemos.
Veja, o pulso é formado pelas articulações rádio-ulnar distal e rádio-cárpica, que permitem a movimentação dessa região.
As articulações, por sua vez, só conseguem manter a sua integridade e funcionamento correto quando o tecido cartilaginoso está saudável também, visto que ele é responsável por revestir as superfícies dos ossos e evitar o desgaste e atritos na região das articulações.
No entanto, esse tecido cartilaginoso é formado principalmente por colágeno tipo 2, uma proteína de sustentação que é produzida naturalmente pelo nosso organismo até a segunda década da nossa vida. Logo, com a chegada da idade, esse metabolismo é prejudicado e as cartilagens se tornam cada vez mais frágeis, influenciando na saúde das articulações e causando problemas como a dor no pulso.
Apesar dessa degradação ser uma consequência esperada durante o processo de envelhecimento, se você não se cuidar adequadamente pode acabar acelerando a destruição das fibras de colágeno que mantém a saúde articular. Por esse motivo, evite fumar, beber, perder noites de sono, se alimentar mal e tomar sol sem proteção, pois tudo isso contribui para a proliferação dos radicais livres, um dos principais agentes causadores da velhice precoce.
Dor no pulso: remédio
Antes de qualquer coisa, lembre-se que é muito perigoso se automedicar. Então, antes de ir até a farmácia buscar por opções de remédios para dor no pulso, procure um ortopedista ou fisioterapeuta e verifique qual a melhor solução para a sua dor no pulso.
Dito isso, existe uma variedade de remédios que podem aliviar a dor no pulso. A maioria deles são anti-inflamatórios e analgésicos que promovem a redução do incômodo. Embora ajudem a aliviar os sintomas, não são capazes de tratar o problema.
Tratamentos para dor no pulso
O tratamento para dor no pulso pode variar conforme a causa por trás do problema. Os casos mais leves podem ser revertidos com repouso, compressas e analgesia. O uso de talas e munhequeira para o pulso é bem comum para ajudar na imobilização da área.
Nos casos mais severos, a fisioterapia e as infiltrações de corticoide, anestésico ou de ácido hialurônico ajudam a melhorar a mobilidade da região afetada e ainda eliminar a dor.
Se nenhum dos tratamentos anteriores fizer efeito, o especialista na anatomia do pulso pode recomendar uma cirurgia que ajude a acabar com dor no pulso de uma vez por todas. Apesar de invasiva, a cirurgia é uma forma de reaver a qualidade de vida perdida ao longo do tempo em que você convive com o incômodo no pulso.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: