Poucas coisas são definitivas na vida, mas uma delas é: se você não cuidar da sua pele desde a juventude, vai precisar conviver com uma pele ressecada e todos os seus malefícios para a saúde e beleza.
Se você chegou até aqui, provavelmente já sofre com o problema ou quer se prevenir de uma pele ressecada.
Quer saber mais sobre o assunto? Então esse post é perfeito para você!
Boa leitura!
O que causa a pele ressecada?
Você sabia que o tipo de pele mais comum no Brasil é a mista?
Pois é.
No entanto, não pense que a pele ressecada é um problema que atinge apenas quem tem pele seca e os demais podem ficar despreocupados. Pelo contrário, o ressecamento atinge todos os principais tipos de pele.
A principal causa da pele ressecada é o processo natural de envelhecimento e a deficiência de colágeno. Com a idade, a derme tende a se tornar mais seca, já que não consegue mais reter a água e a hidratação tão bem quanto na juventude.
A medida que envelhecemos, a proteína responsável pela umidade e sustentação da pele deixa de ser produzida em níveis apropriados para o bom funcionamento do organismo. Essa proteína se chama colágeno.
A partir dos 25 anos, o corpo já não consegue realizar o metabolismo orgânico ideal de colágeno, trazendo a pele ressecada como uma das principais consequências. E uma pele ressecada pode ser determinante para o bem estar e autoestima.
Além da falta de colágeno, existem algumas outras causas que podem levar ao surgimento da pele ressecada:
- Clima: morar em um lugar com baixa umidade do ar e muito quente, pode causar pele ressecada, porque contribuem para a diminuição da umidade natural da pele;
- Banho quente: quanto mais quente a água, mais ela prejudica a camada de hidratação e proteção da pele. Por mais relaxante que seja um banho bem quente, o ideal é tomar banho morno para evitar o ressecamento;
- Uso de produtos incorretos para o seu tipo de pele: utilizar sabonetes, hidratantes, shampoos e demais cosméticos para um tipo de pele que não é o seu, pode aumentar as chances de pele ressacada. Recomenda-se sempre consultar um dermatologista antes de investir em um produto;
- Roupas com tecidos que pinicam: peças de roupas que causam coceira, fazem com que você remova a barreira de proteção da pele com as unhas. Além disso, tecidos que são incapazes de absorver o suor da pele, podem resultar em alergias;
- Maus hábitos: aqui podemos citar a má alimentação, restrição de sono, fumar e beber em excesso. Todas essas ações ajudam a aumentar a ação dos radicais livres, que prejudicam as células e causam problemas para a pele e para a saúde.
Além de todos os motivos acima, a pele ressecada pode surgir como consequência de algumas doenças:
- Diabetes;
- Dermatite;
- Menopausa;
- Problemas na tireóide, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, por exemplo;
- Psoríase;
- Anorexia;
- Bulimia;
- Depressão.
Nesses casos mais sérios e extremos, o ideal é encontrar junto aos profissionais de saúde, uma saída para tratar tanto a doença, quanto a pele ressecada.
Sintomas da pele ressecada
A pele ressecada não apresenta só a secura como sintoma. Quando a cútis sofre com a falta de umidade e hidratação, outros sintomas podem aparecer.
Se você sente que a sua pele está descamando e tem um aspecto endurecido e rígido quando termina de tomar banho ou após longos contatos com a água (no mar ou na piscina), esses são sintomas de pele ressecada.
Coceira, vermelhidão e trincas são consequências do ressecamento. Rachaduras mais profundas que causam dor e a aparência esbranquiçada da pele também aparecem devido à secura.
Como você pode notar, a pele ressecada – quando não relacionada a doenças – tem tudo a ver com a hidratação, seja interna ou externa.
Como tratar a pele ressecada?
O primeiro passo para tratar a pele ressecada é promover a hidratação de dentro para fora, para que os efeitos sejam duradouros. Para isso, nada melhor que repor o colágeno com o auxílio de um suplemento.
Uma dica é buscar por nutricosméticos com colágeno verisol (seus peptídeos bioativos de colágeno são específicos para a beleza da pele) e ácido hialurônico. Esses dois ativos garantem a retenção de água na pele e estimulam a produção orgânica deles no corpo.
Outra vantagem da suplementação de colágeno com ácido hialurônico, é que ele combate os radicais livres. Ou seja, evita que você perca a umidade natural da pele e que os sinais da idade atinjam a sua pele antes do tempo.
Uma dica de produto ideal para tratar a pele ressecada é o Avane Skin, que além do colágeno e ácido hialurônico, conta com outros nutrientes que intensificam a hidratação da pele.
Disponível em dois sabores, o suplemento deve ser dissolvido em água e apresenta os benefícios já no primeiro mês de uso.
Conheça agora outras formas de tratar a pele ressecada:
- Beber muita água;
- Evitar lavar o rosto e tomar banho com água quente;
- Utilizar hidratantes próprios para pele seca, como os que têm ureia na composição;
- Evitar excesso de exposição solar sem protetor;
- Utilizar roupas com tecidos confortáveis e menos apertadas;
- Levar um estilo de vida mais saudável.
Depois de tantas informações, temos certeza que você está pronto para lidar com a pele ressecada. Conhece alguém com o mesmo problema? Compartilhe esse post com ela!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: