O probiótico é um produto feito de micro-organismos que trazem diversos benefícios para o ser humano, como facilitar a absorção de nutrientes e regular a flora intestinal.
Existem diversas formas de incluir o probiótico no dia a dia e aproveitar todas as vantagens que uma microbiota intestinal funcionando bem pode trazer.
Quer saber mais sobre as funções do probiótico e porque você deve começar a consumi-lo hoje mesmo? Então acompanhe o post até o final.
Para que serve o probiótico?
Grande parte das doenças têm início no intestino. Isso acontece porque quando essa parte do corpo está em desequilíbrio, as bactérias ruins acabam fazendo com que a nossa imunidade fique mais baixa, contribuindo para a aparição de doenças. O probiótico surge então como uma solução para esses desequilíbrios causados por má alimentação ou uso de antibióticos, por exemplo.
Quando está em contato com a flora intestinal, o probiótico aumenta a imunidade e aumenta o nível de bactérias benéficas, que vão combater as nem tão boazinhas assim.
O probiótico serve também para tratar a diarreia, mas precisa ser receitado por um médico, visto que cada pessoa tem uma microbiota intestinal única.
Probiótico: como tomar?
Uma das formas mais fáceis de tomar um probiótico é através da ingestão de alimentos ricos nesse microrganismo. Além de fácil, é a maneira mais segura de incluir o probiótico no cotidiano, pois não há riscos envolvidos.
Veja abaixo algumas opções para adquirir na primeira oportunidade que você tiver para ir ao supermercado:
- Kefir: são grãos tratados com bactérias e fungos probióticos que auxiliam na regulagem do intestino. Esses grãos podem virar uma bebida, parecida com leite, ou um iogurte. As pessoas costumam consumir o kefir com suplemento probiótico, mas ele também age como um antioxidante no organismo;
- Kombuchá: bebida fermentada com probiótico feita com chá preto ou chá verde. Ela tem uma certa ligação com o kefir, pois são oriundas da mesma cultura simbiótica. O gostinho azedo e gaseificado não serve apenas para refrescar, também aumenta a imunidade e a saúde do intestino;
- Chucrute: o chucrute nada mais é que uma conserva de repolho fermentada. O processo de fermentação aumenta os níveis de vitamina C do repolho, além de produzir vitaminas do complexo B e enzimas. O consumo de chucrute promove a melhoria na síntese de proteínas e melhorias no sistema nervoso;
- Shoyu: apesar da grande quantidade de sódio presente no shoyu, quando ele é consumido em doses pequenas pode ser extremamente benéfico. Como ele é feito a partir da fermentação de grão de soja, é considerado um probiótico antioxidante, perfeito para combater moléculas estáveis, como os radicais livres;
- Iogurte: existem diversos tipos de iogurtes com probióticos disponíveis no mercado. Cada um deles é fermentado com um tipo diferente de bactéria, tendo fins específicos, mas em geral ligados a regulagem da flora intestinal;
- Leite fermentado: esse é o alimento mais famoso quando falamos de probióticos. Os leites fermentados melhoram a digestão e aceleram o metabolismo de nutrientes importantes para o organismo.
Existem ainda outros alimentos que podem se enquadrar na categoria probiótico, desde que passem pelo processo de fermentação por leveduras e bactérias que fazem bem ao organismo.
Outra forma de consumir probiótico é por meio das suas versões em cápsulas ou em pó. Entretanto, é preciso ter muito cuidado com os suplementos de probiótico, porque a dosagem errada pode levar ao desregulamento do intestino, problemas com a digestão e até mesmo infecções.
Esses produtos estão disponíveis nas principais farmácias, mas o ideal é procurar um médico de confiança que receite os suplementos de probiótico de forma personalizada para as suas necessidades.
5 benefícios de tomar probiótico
Você já sabe para o que serve e as formas de encontrar o probiótico, seja nos alimentos ou nas farmácias. Agora é hora de conhecer melhor os seus benefícios para a nossa saúde.
Veja abaixo 5 benefícios de consumir probiótico regularmente:
- Ele é um antienvelhecimento: como você pode perceber ao longo do texto, o uso de probiótico garante o aumento da imunidade e estimula a síntese e absorção de proteínas importantes para a longevidade como o colágeno verisol, por exemplo. Com o intestino regulado, a absorção de colágeno é maior e seus efeitos no corpo também;
- O probiótico melhora a digestão: as bactérias do probiótico regulam a flora intestinal, combatem a sensação de azia e contribuem para melhor absorção de nutrientes e vitaminas provenientes dos alimentos;
- O consumo de probiótico combate doenças: os probióticos são capazes de amenizar os sintomas de doenças intestinais como Retocolite e Crohn. Ademais, pode combater a candidíase e infecções urinárias;
- Reduz a intolerância a lactose: tomar probiótico pode te ajudar a transformar a lactose em ácido láctico, reduzindo a intolerância a lactose e os problemas relacionados a ela;
- Reforça o sistema imunológico: assim, como a ingestão de vitamina D, o uso de probiótico pode prevenir contra o câncer pois ele é um excelente reforço para o sistema imunológico.
E você, já escolheu qual probiótico incluir na sua rotina para contar com todos esses benefícios? Aproveite para potencializar os efeitos do seu colágeno hidrolisado tipo 1 e 3 por meio da boa digestão com esse aliado!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: