Para que serve o sérum facial?

Compartilhe com seus amigos!

A rotina coreana trouxe uma série de produtos novos para a rotina de cuidados com a pele do rosto da brasileira. Entre eles, podemos citar o uso de essência e o uso do sérum facial.

No artigo de hoje, você vai entender melhor o que é o sérum facial, como utilizá-lo, se serve para todos os tipos de pele e os benefícios relacionados ao seu uso. Se rotina de skincare é um assunto que você gosta, esse texto é perfeito para você. Acomode-se e boa leitura!

O que é um sérum facial e quais os benefícios?

o que e serum facial

O sérum facial é um cosmético ou dermocosmético de textura extra leve e geralmente em gel ou aquoso. Ele pode ser usado para diversos fins, pois sua função é potencializar os tratamentos que são aplicados na pele, geralmente após a etapa de limpeza da rotina de skincare. Veja três exemplos abaixo:

  1. Hidratação;
  2. Clareamento;
  3. Ação anti-idade.

Devido a concentração de ativos, poucas gotas são necessárias para que ele cumpra a sua função e a leveza do sérum facial garante que os poros não sejam obstruídos.

A verdade é que sua textura é o que mais impacta em relação aos demais produtos que exercem a mesma função e também é o seu principal benefício. O sérum facial pode ser utilizado por todos os tipos de pele: desde a oleosa até a seca e costuma render muito mais que tratamentos em creme, spray, entre outros.

Outros benefícios do sérum facial:

  • Auxilia na redução de rugas;
  • Aumenta a hidratação;
  • Não pesa na pele;
  • Ajuda a estimular a produção de colágeno e elastina.

Como utilizar o sérum facial?

para que serve o serum facial

Para utilizar o sérum facial é importante ler atentamente o rótulo e buscar opiniões de dermatologistas para entender como você pode incluir o produto na sua rotina e se é realmente necessário. Dito isso, você pode utilizar o seu sérum facial tanto de dia quanto a noite logo após a higienização do rosto.

Se for utilizar de dia, é importante aplicar um protetor solar após o sérum facial, para evitar manchas na pele. Já durante a rotina noturna, você pode aplicá-lo depois que lavar o rosto e na sequência utilizar um creme hidratante ou outro tipo de tratamento noturno. Se preferir, somente o sérum já é suficiente para essa etapa dos cuidados com o rosto.

Não há segredo sobre a aplicação, basta colocar algumas gotinhas no rosto e massagear até que tudo seja absorvido pela pele.

Sérum facial caseiro

serum facial

Fazer receitas caseiras, especialmente no que diz respeito a tratamentos para o rosto, é sempre um risco, pois é muito difícil equilibrar as quantidades de cada ingrediente, atingir a textura ideal e saber ao certo quais serão os resultados alcançados. Entretanto, se você quer economizar essa é uma alternativa.

O jeito mais fácil de criar um sérum facial em casa é misturar óleo vegetal com um óleo essencial. Se você quer tratar espinhas, por exemplo, o óleo de melaleuca é uma opção. Esse também é um tipo muito bom de sérum para pele oleosa. Se for apenas um sérum hidratante, o óleo essencial de coco pode ajudar na composição. Para criar um sérum clareador, a farinha de arroz e de aveia são ingredientes que podem ajudar no processo de clareamento de manchas.

A dica é sempre utilizar a mesma medida de todos os produtos e utilizá-los no rosto no período mais rápido possível, visto que não há antioxidantes e outros conservantes na fórmula que ajudem na preservação do sérum facial caseiro.

Aprenda a potencializar a ação do sérum facial

Existem várias formas de fazer com que o sérum facial tenha efeitos ainda melhores na pele. Algumas pessoas fazem o uso associado de sérum com vitamina C ou procuram por séruns de vitamina C, que ajudam a combater a ação dos radicais livres e retardar os sinais de envelhecimento.

Outra forma de fazer os benefícios do sérum facial é cuidar da pele por dentro, enquanto ele realiza o tratamento tópico. Portanto, invista no consumo de nutricosméticos à base de silício orgânico como o Silic Santé da Biosanté, que aumenta a síntese das proteínas da beleza: colágeno, elastina e queratina e tem resultados comprovados por pesquisas da da USP (Universidade de São Paulo).

Mais uma dica importante é incluir suplementos de colágeno hidrolisado e ácido hialurônico na sua dieta, a fim de manter a pele hidratada, firme e jovem por mais tempo. O mesmo se aplica para o consumo de alimentos antioxidantes, que assim como a vitamina C, ajuda a combater a ação dos radicais livres.

Além disso, é importante utilizar protetor solar diariamente, beber bastante água, dormir bem e evitar hábitos nocivos como fumar e beber, pois são fatores que aceleram o envelhecimento.

Já incluiu o uso de sérum facial na sua rotina? Se sim, compartilhe esse artigo com aquela amiga que ainda não conhece todos os benefícios desse produtinho! Caso contrário, não perca mais tempo e adquira já o seu!

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até 41%)

lata avane

botao

Verisol e Ácido Hialurônico

Compartilhe com seus amigos!