É possível eliminar o melasma definitivamente? Descubra agora!

Melasma é como chamamos as manchas escuras, geralmente marrons, que atingem a face, pescoço e colo especialmente nas mulheres após os 20 anos. Contudo, não é exclusividade delas e pode afetar uma pequena parcela da população masculina também.

A grande verdade é que não existem tratamentos que garantam a cura definitiva do melasma, muitas vezes ele até mesmo desaparece sozinho. Entretanto, é possível cuidar de várias formas do melasma e amenizar as temidas manchas.

o que é melasma?

Embora não seja uma doença e não traga nenhum tipo de problema de saúde, o melasma é bastante incômodo visto que compromete a pele e fica sempre a vista. Muitas pessoas se tornam dependentes da maquiagem por esse motivo e perdem a estima pela própria pele.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o artigo até o final!

Tipos de melasma

O melasma é dividido em três tipos:

  1. Melasma dérmico: a camada mais profunda da pele é atingida pelas manchas. É o tipo de melasma mais difícil de tratar;
  2. Melasma epidérmico: apenas a camada superficial da pele é atingida pelas manchas. Nesse caso, o melasma é mais fácil de ser eliminado;
  3. Melasma misto: o melasma misto mistura o dérmico com o epidérmico, apresentando manchas em diversas camadas da pele.

Reconhecer o seu tipo de melasma é a melhor forma de encontrar um tratamento realmente eficaz. Para obter o diagnóstico do problema é preciso se consultar com um dermatologista e realizar um exame com a lâmpada de wood que pode revelar se há hiperpigmentação da pele em alguma área.

Logo, se você apresentar manchas escuras em alguma região da face ou até mesmo do corpo (o que chamamos de melasma extra facial), provavelmente está com sintomas de melasma e o recomendado é procurar auxílio médico antes de adquirir qualquer tipo de produto como pomadas, ácidos e cremes que possam piorar o quadro.

4 principais causas do melasma

principais causas do melasma

O melasma não tem uma causa específica. Na verdade, existem vários fatores que podem levar ao surgimento do problema. Conheça os principais abaixo:

  1. Exposição solar: os raios solares são um dos principais agentes causadores da hiperpigmentação da pele, especialmente se não houver proteção solar e em pessoas com melanócitos mais ativos como os negros e asiáticos;
  2. Pílula anticoncepcional: a pílula anticoncepcional é composta por vários hormônios e, se não for utilizada de forma correta, pode contribuir para o desenvolvimento de melasma e outros problemas de pele;
  3. Gravidez: o escurecimento de algumas regiões mais hormonais durante a gravidez é algo bastante comum, inclusive o surgimento do melasma também pode ser atribuído a gravidez. Nesse caso, ele costuma desaparecer após o período de gestação;
  4. Estresse: o estresse também pode desequilibrar os hormônios e levar ao melasma. Assim como na gravidez, é provável que as manchas desapareçam após o episódio.

Alimentos e o melasma

alimentos que ajudam no tratamento de melasma

Ao mesmo passo que existem alimentos que pioram o melasma, também existem alimentos que ajudam a suavizar as manchas na pele. Dentre os alimentos que agravam o problema, podemos citar aqueles que possuem poucos nutrientes e não ajudam no processo de antioxidação do organismo. Ou seja, alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares.

Já os alimentos que contribuem para a melhora do melasma são aqueles ricos em luteína, vitamina C e E, pois combatem os radicais livres e a oxidação interna. Conheça alguns abaixo:

  • Vegetais verdes: brócolis, repolho, couve-flor, espinafre, rúcula, abacate;
  • Vegetais cítricos ou de cor amarela ou laranja: laranja, tangerina, abóbora, mamão, manga;
  • Frutas vermelhas e roxas: morango, framboesa, amora e uvas.

A saúde e a beleza da sua pele dependem do que você come. Afinal, a alimentação já é uma forma de tratamento do melasma de dentro para fora, principalmente se for balanceada e saudável.

Como evitar o melasma?

O melasma pode ser evitado através de uma dieta antioxidante, uso de protetor solar e suplementação com colágeno para o rosto para repor os níveis da proteína e estimular a produção natural de colágeno. Essa é a melhor forma de prevenir que os fatores externos prejudiquem as fibras de colágeno, as responsáveis pela beleza e saúde da pele.

Mesmo seguindo todas essas recomendações, se o seu organismo passar por qualquer tipo de alteração hormonal drástica, você ainda pode desenvolver manchas escuras na face. Nesse caso, mantenha uma rotina de cuidados com a pele do rosto, consulte um dermatologista e veja se alguns dos tratamentos para o melasma a seguir são recomendados para você!

Tratamentos para melasma

tratamento para melasma
Os tratamentos para melasma se dividem em dois: utilização de pomadas e cremes clareadores que diminuem a intensidade das manchas e promovem a uniformidade do tom da pele e procedimentos estéticos que aceleram a renovação celular.

Assim como todo o corpo, a pele é formada por inúmeras células, que se multiplicam e tomam o lugar daquelas que são destruídas pelos radicais livres ou pelo processo natural de envelhecimento. Por esse motivo, procedimentos que estimulam a renovação das células como peeling, microagulhamento e laser podem ajudar no tratamento do melasma.

Claro, que se forem feitos por amadores, podem piorar o problema. Por isso, pesquise muito antes de realizar qualquer intervenção na sua face e só faça com a recomendação de um médico. Assim fica muito mais fácil se livrar das manchas e garantir uma pele uniforme e bonita.

Gosta de assuntos relacionados a cuidados com a pele? Então descubra qual o melhor colágeno para pele aqui nesse artigo!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: