Nesses tempos pandêmicos e com a chegada do inverno é muito comum que a preocupação com a imunidade aumente ainda mais. Mas você sabe de fato o que é imunidade e como fortalecer o sistema imunológico de forma correta?
Essas são algumas questões que serão respondidas ao longo deste artigo. Então, se você quer dicas para cuidar ainda mais da sua saúde e aumentar a imunidade, leia o texto até o final!
O que é imunidade?
Imunidade nada mais é que a capacidade do organismo de resistir a doenças, infecções e inflamações. A verdade é que existe um sistema imunológico responsável por desencadear processos que criam essa proteção. Um dos processos mais conhecidos é a produção de anticorpos, que acontece quando tomamos uma vacina, por exemplo.
O que é baixa imunidade?
A imunidade baixa é o estado em que o corpo se encontra quando está com defesa baixa e mais propenso a desenvolver doenças e infecções.
A baixa imunidade é causada por diversos fatores como: estresse, ansiedade, má alimentação, privação de sono, uso de drogas e consumo excessivo de álcool. Ou seja, todos os fatores que contribuem para a proliferação de radicais livres em todo o organismo.
Para identificar se você está com a imunidade baixa, é preciso prestar atenção aos seguintes sinais:
- Inflamações na garganta;
- Febre;
- Cansaço;
- Queda de cabelo;
- Calafrios;
- Gripes e resfriados constantes;
- Cicatrização demorada.
Tipos de imunidade
Outra questão importante sobre imunidade, e que talvez você não saiba, é que existem tipos diferentes de imunidade. Além disso, ela pode ser classificada de formas diferentes também.
Quanto aos tipos, são dois:
- Imunidade inata: a imunidade inata também é chamada de natural e é aquela que nasce conosco. Se caracteriza pelas barreiras físicas ou não que protegem o nosso organismo como os cílios, saliva, leucócitos, entre outros;
- Imunidade adaptativa: a imunidade adaptativa é a resposta que nosso corpo desenvolve ao longo da vida ao lidar com os agentes de doenças e infecções. Essa imunidade também é dividida em humoral e celular, de acordo com a sua ação e desenvolvimento.
No que diz respeito a classificação, também podemos dividir em duas categorias:
- Imunidade ativa: o próprio corpo é responsável por desenvolver a resposta imunológica;
- Imunidade passiva: o organismo é forçado a desenvolver uma reação imunológica ao entrar em contato com vacinas ou remédios antivirais, por exemplo.
3 dicas para aumentar a imunidade
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona a imunidade, é hora de aprender algumas dicas para manter a sua lá em cima, assim como a sua saúde:
- Manter uma boa alimentação: alguns alimentos como peixes, frutas amarelas e vermelhas, prebióticos e outros alimentos antioxidantes ajudam na produção das células que ajudam a proteger o corpo;
- Invista em suplementação com vitaminas e própolis: às vezes só uma boa alimentação não é suficiente para fortalecer o sistema imunológico. Por esse motivo, é importante investir em suplementação de vitaminas e do própolis, um ativo que ajuda na imunidade, tem ação antioxidante, anti-inflamatória e combate vírus, fungos e bactérias;
- Adote bons hábitos de saúde: isso inclui evitar drogas e bebidas, praticar exercícios, dormir bem e manter a rotina o menos estressante possível, a fim de evitar a oxidação do organismo e a baixa da imunidade.
Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos e ajude as pessoas que você ama a terem mais imunidade e saúde!
Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté
(descontos de até R$ 300,00 para leitores)
Único com Ácido Hialurônico via oral
Verisol 100% Autêntico e com Laudo
Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo: