Dicas para combater a flacidez

Compartilhe com seus amigos!

Ter que lidar com a flacidez não é algo muito agradável, visto que esse pequeno problema pode afetar a nossa autoestima e a forma como nos enxergamos no espelho.

Existem diversos fatores por trás da flacidez, que vão desde os hábitos alimentares até o processo natural de envelhecimento pelo qual todos vamos passar.

Contudo, combater a flacidez não é tão difícil como parece e com as dicas disponíveis nesse artigo, você vai ver que a solução para esse problema pode ser mais simples do que você imagina.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo até o fim!

Tipos de flacidez

Antes de conferir todas as dicas para acabar com a flacidez, você precisa conhecer as diferentes formas que ela encontra para se manifestar no nosso corpo: tissular e muscular.

  1. Flacidez tissular: esse é o tipo de flacidez que mais incomoda visualmente as pessoas, pois se trata da flacidez da pele;
  2. Flacidez muscular: esse tipo de flacidez está associado a perda de massa muscular, sendo mais difícil de ser tratada por ser interna. Apesar de não ser visual, a flacidez muscular enfraquece os músculos e prejudica a sustentação do corpo.

Principais causas da flacidez

principais causas flacidez

Uma das principais causas da flacidez é a chegada da idade, independentemente do tipo: tissular ou muscular.

Quanto mais envelhecemos, menor a capacidade do organismo de repor as fibras de colágeno e elastina responsáveis por sustentar e manter a jovialidade da pele. O mesmo acontece com a massa muscular, especialmente depois dos 50 anos, quando ela chega até 2% de redução por ano.

No entanto, não é só a idade que é culpada pela flacidez. Muitas vezes nossos hábitos podem acelerar esse processo de envelhecimento e trazer problemas da terceira idade de forma precoce:

  • Fumar;
  • Tomar sol sem proteção;
  • Efeito sanfona;
  • Gravidez;
  • Beber em excesso;
  • Herança genética;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de exercícios físicos.

Como você pode ver, as causas listadas acima – com exceção da herança genética – estão ligadas a mudanças drásticas no corpo e hábitos nocivos que estimulam a ação dos radicais livres no organismo. Ou seja, são obstáculos contornáveis.

Aprenda a identificar a flacidez muscular

descobrir flacidez muscular

Identificar a flacidez tissular é mais fácil, basta olhar o espelho e ver que a pele já não possui a mesma elasticidade de antes. Já a flacidez muscular pode demorar um pouco mais para mostrar sinais visuais.

Por isso, se você deseja descobrir se está enfrentando esse problema basta tentar contrair o músculo. Se ele não apresenta contorno e tem aspecto mole ou se você não tem forças para movimentá-lo, provavelmente esse é um quadro de flacidez muscular.

Para confirmar as suspeitas, consulte um especialista para dar início ao tratamento o mais rápido possível.

Outros problemas causados pela flacidez

problemas causados pela flacidez

A flacidez também traz outras consequências e efeitos colaterais para quem precisa lidar com esse incômodo.

Em relação a flacidez corporal, podem surgir celulites (também causadas pelo rompimento das fibras de colágeno da pele); a pele ressecada e sem volume também é um problema causado pela flacidez, bem como o aspecto frouxo ao redor do olhos, boca, pescoço e colo.

Enquanto isso, a flacidez muscular pode trazer fraqueza, indisposição, aumentar o risco de quedas e distensões e até mesmo impedir a movimentação de algumas partes do corpo.

Portanto, é importante ficar atento a esses sinais para tratar esse problema logo no início.

Como prevenir a flacidez

como prevenir flacidez

Se você ainda não sofre com a flacidez e quer se prevenir, é importante começar a adotar hábitos mais saudáveis e um estilo de vida mais tranquilo.

Comece pela alimentação e inclua no cardápio alimentos antioxidantes que possam combater os radicais livres que surgem em razão de fatores externos. Além disso, também opte pelo consumo de alimentos ricos em colágeno ou que estimulam a produção natural da proteína no corpo como frutas cítricas, cenoura, abóbora, manga, oleaginosas e aveia.

Praticar atividades físicas também pode prevenir o aparecimento da flacidez muscular, pois tonifica os músculos, ajuda a ganhar massa magra e saudável e ainda impede que você passe pelo efeito sanfona.

Outras formas de prevenir a flacidez é evitar fumar, evitar beber em excesso, não tomar sol em períodos inapropriados ou sem filtro solar e beber bastante água.

4 dicas para combater a flacidez

dicas para prevenir flacidez

Agora se você já está com flacidez e precisa de ajuda para eliminá-la, confira as dicas abaixo:

  1. Faça suplementação com colágeno: apenas consumir alimentos ricos em colágeno pode não ser suficiente para repor as quantidades necessárias para acabar com a flacidez. Por isso, opte por suplementos com comprovação científica e com a dosagem de colágeno recomendada pelos profissionais de saúde, como o Avane Skin da Biosanté. O produto conta com colágeno verisol, o único com resultados efetivos no tratamento da flacidez;
  2. Pratique exercícios físicos: além de prevenir a flacidez, os exercícios também funcionam para quadros mais evoluídos. Esse hábito é capaz de aumentar as fibras musculares e recuperar a saúde dos músculos flácidos;
  3. Faça radiofrequência: a radiofrequência ajuda o corpo a produzir mais colágeno através das ondas eletromagnéticas aplicadas nas áreas com maior flacidez;
  4. Visite um fisioterapeuta: se a flacidez muscular está atrapalhando a sua qualidade de vida, o fisioterapeuta pode te ajudar a tratar o problema com técnicas em consultório e dicas para tratar o problema em casa.

E aí, está pronta para eliminar a flacidez da sua vida? Então aproveite para conferir esse artigo que conta qual melhor colágeno para flacidez!

Recomendamos o melhor colágeno de 2023:
Avane Skin da Biosanté

(descontos de até R$ 300,00 para leitores)

avane transparente

botao

Único com Ácido Hialurônico via oral

Verisol 100% Autêntico e com Laudo



Atenção: Restam poucos frascos! Tenha vantagem com nosso link exclusivo e ganhe até R$ 300,00 de desconto e parcelamento em até 12x clicando no botão abaixo:

comece 2 1

Compartilhe com seus amigos!